chamada blog

Mês Vocacional

Agosto é considerado o Mês Vocacional, dedicado à reflexão sobre as vocações em geral. Neste mês, costuma-se celebrar as diferentes vocações por semana:

 

Primeiro domingo: vocação sacerdotal;

Segundo domingo: vocação familiar, dos pais;

Terceiro domingo: vocação à vida consagrada, dos religiosos e das religiosas;

Quarto domingo: vocação do laicato na Igreja: ministérios leigos e catequistas.

 

Deus quis precisar de nós. Como em Jeremias 1,5, “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes do teu nascimento, eu já te havia consagrado”, Deus espera de nós uma resposta a seu chamado.. É esta a vocação de cada um.

No mês dedicado por excelência à reflexão sobre o serviço na Igreja, tomamos consciência de que o Reino de Deus se faz pela providência infinita do Pai, mas também com a participação de cada um de nós.

 

Quando refletimos sobre a vocação, chegamos à conclusão de que Deus nos criou para um objetivo específico: todos nós somos chamados para participar, com os nossos dons e talentos, na edificação do Reino.

 

O mais profundo e tocante em tudo isso é que, mesmo Deus não precisando de nossa ajuda, Ele quis precisar, quis contar conosco.

 

Se formos sensíveis em perceber esse desejo de Deus, é impossível sermos indiferentes.

 

Viver a vocação é consagrar a nossa vida a um ideal. A nossa realização pessoal reside em entender qual é a nossa vocação e agir de acordo com os ditames de Deus, que fala ao nosso coração.

 

Que Ele nos fortaleça para que tenhamos a disponibilidade e a coragem de dizer “sim” ao seu projeto, mesmo diante de nossas limitações, das nossas dificuldades, do nosso comodismo, dos nossos medos.

 


Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo emérito da Arquidiose de Juiz de Fora

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video