chamada blog

O MISSIONÁRIO AMA A JESUS E DÁ TESTEMUNHO DO AMOR DIVINO!

fd316c3da54bbfa5a1dd47a758e056cbA liturgia deste 3º Domingo do Tempo Pascal recorda-nos que a comunidade cristã tem por missão testemunhar e concretizar o projeto libertador que Jesus iniciou; e que Jesus, vivo e ressuscitado, acompanhará sempre a sua Igreja em missão, vivificando-a com a sua presença e orientando-a com a sua Palavra.

A primeira leitura (At 5,27b-32.40b-41) apresenta-nos o testemunho que a comunidade de Jerusalém dá de Jesus ressuscitado. Embora o mundo se oponha ao projeto libertador de Jesus testemunhado pelos discípulos, o cristão deve antes obedecer a Deus do que aos homens. Os apóstolos, mesmos proibidos, continuam a pregar a doutrina do Mestre. Ao serem açoitados e perseguidos, reconhecem estar no caminho certo, desafiando as autoridades opressoras, que mataram o Mestre da Galiléia.

A segunda leitura(Ap 5,11-14) apresenta Jesus, o “cordeiro” imolado que venceu a morte e que trouxe aos homens a libertação definitiva; em contexto litúrgico, o autor põe a criação inteira a manifestar diante do “cordeiro” vitorioso a sua alegria e o seu louvor. Esta leitura contempla a multidão dos seres vivos e anciãos que proclamam os atributos do Cordeiro, imagem muito comum no Apocalipse para se referir a Jesus crucificado e ressuscitado. Ele é a cabeça da humanidade e o Senhor da História, aquele que guia o rebanho.

O Evangelho(Jo 21,1-19) apresenta os discípulos em missão, continuando o projeto libertador de Jesus; mas avisa que a ação dos discípulos só será coroada de êxito se eles souberem reconhecer o Ressuscitado junto deles e se deixarem guiar pela sua Palavra. Pesca e Pedro. Missão e Pastor. Jesus Ressuscitado se manifesta pela terceira vez em contexto eucarístico, com colorido missionário e vocacional. O Evangelho se abre com os discípulos de Jesus na barca, em sua atividade missionária no “mar do mundo”. A aparição se dá a sete discípulos, a totalidade da comunidade-discípula, exercendo sua tarefa em meio à totalidade dos povos. Quando surge a luz do dia, Jesus aparece. Brilhou a luz da Ressurreição sobre a comunidade. Sob a ordem de Jesus, os discípulos lançam a rede. Obedecendo, sem saber que era Jesus, percebem a maravilha da nova pescaria. A barca e a rede, sinais da unidade da Igreja, não se afundam nem se rompem. Com Jesus Ressuscitado, presente e seguindo sua ordem, a missão será sempre bem-sucedida. Depois de comerem a refeição eucarística, Pedro é reabilitado como Apóstolo e confirmado como Pastor. Simao, filho de João, antes conduzido a Jesus para que se tornasse Pedro (Jo 1,42), além disso se torna agora Cefas – Pedra. Confessa três vezes sua amizade e seu amor ao senhor, é feito Pastor e chamado a seguir a Jesus, Pastor Eterno, até à morte. Depois de longo itinerário, Simão está pronto! Em todo Evangelho de João, somente aqui, Jesus se dirige a Pedro, dizendo: “Segue-me”. Pedro converteu-se, endireitou-se, encontrou-se consigo mesmo, amou, seguiu e testemunhou Jesus até o derramamento de seu sangue. Hoje, se Pedro é Francisco, nós todos somos Simão, filho de João. Sejamos revestidos do Ressuscitados e zelosos na missão!

A Igreja terá sucesso na missão se se deixar conduzir pelas palavras do Ressuscitado. Jesus os convida a saborear um gostoso peixe, fruto da pesca abundante que realizaram. No segundo momento, o Evangelho narra a vocação de Pedro para ser guia da comunidade. Para seguir Jesus devemos amá-lo. Por isso Jesus insiste com Pedro para saber se ele o amava. Sem amar o Mestre, não conseguiremos ser fiéis nem a Ele e nem à missão. O amor é o que dá sentido à nova vida e nos impulsiona à missão!

O missionário ama a Jesus e dá testemunho do amor divino! Continuemos doando a nossa vida por amor a Cristo e que sejamos missionários que ajudemos a saciar a fome da humanidade, o que celebramos em cada Eucaristia. Jesus – ainda hoje – continua nos interrogando: Vocês me amam? Amamos Jesus à medida que amamos nossos irmãos e irmãs, especialmente, os mais fragilizados e esquecidos.


Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video