Estreia na Rádio Catedral o programa “Em dia com o 2º Sínodo Arquidiocesano”

Logo-sem-lema-siteA Arquidiocese de Juiz de Fora realiza o seu 2º Sínodo Arquidiocesano com o lema “Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (cf. Mt 10, 27), e mantém o tema “Arquidiocese de Juiz de Fora, uma Igreja sempre em missão”. Os trabalhos têm como objetivo fazer uma ampla revisão, animação e revitalização da vida eclesial desta Igreja Particular na cidade e no campo.

Quanto à etimologia, o termo Sínodo tem raízes no idioma grego e significa “caminhar juntos”. Quanto ao fundamento bíblico, realizar Sínodo resulta na disposição de cumprir o desejo de Cristo que rezou ao Pai: “Que todos sejam um para que o mundo creia, como eu e Tu, Pai, somos um” (Jo. 17, 21).

Para manter toda a Arquidiocese informada sobre os passos que estão sendo dados e as ações que estão sendo realizadas, um programa será iniciado nesta quarta-feira, 16 de setembro, na Rádio Catedral FM 102.3, como comenta o secretário do 2º Sínodo, Padre Vanderlei Santos Sousa, CSsR, que será também o apresentador. “O objetivo é animar os fiéis e as comunidades na caminhada sinodal. Programa radiofônico terá sempre com a participação de convidados, no formato de entrevista, que estarão discorrendo sobre temas do II sínodos, compartilhando a vivência, trazendo novidades, explicações.”

“A gente espera que ele seja agradável aos ouvintes, para que nós possamos fazer com que toda a Igreja de Juiz de Fora se sinta envolvida com esse momento da graça de Deus, que é a realização do II Sínodo Arquidiocesano”, explicou o sacerdote.

O programa “Em dia com o 2º Sínodo Arquidiocesano” poderá ser acompanhado pela Rádio Catedral, todas as quartas-feiras e domingos às 14h40. É possível ouvir a rádio pela frequência FM 102.3, pelo site e também pelo aplicativo para celular, ‘Rádio Catedral Juiz de Fora’.

Fonte: site da Rádio Catedral de Juiz de Fora

Missa em ação de graças pelos 90 anos de funcionário mais antigo da Catedral de Juiz de Fora

sr robertoNa manhã desta quinta-feira, 17 de setembro, foi celebrada na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, uma Missa em ação de graças pelos 90 anos do Sr. Roberto Pereira, que foi funcionário desta paróquia por muitos anos.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, concelebrada pelos padres desta igreja, com a presença dos familiares, agentes de pastorais e funcionários da Catedral.

O administrador paroquial, Padre José de Anchieta Moura Lima, falou da feliz data e celebração de ação de graças.

"Aos 17 dias de setembro louvamos a Deus pela vida do senhor Roberto Pereira, ele que trabalha na Catedral desde os 8 anos de idade, foi batizado por Dom Justino, um dos funcionários, mais importantes, mais ilustres, mais antigos na Catedral. Por isso rendemos graças a Deus pelo dom da vida dele. Dom Gil presidiu a Eucaristia, louvo a Deus por esse nosso irmão que tem uma saúde muito boa nos seus 90 anos de plenitude."

Para o Senhor Roberto Pereira o sentimento é de alegria, amor e gratidão a Deus e a Nossa Senhora.

"Meu sentimento esse dia, é muito importante porque em criança eu amava Ele, eu cresci e amei muito mais. Abraço de coração a minha Mãe, que é Nossa Senhora. Fico feliz de estar aqui recebendo homenagem, agradeço de coração, que Nossa Senhora abençoa a todos e também ao padre Anchieta."

A Missa foi transmitida pelos meios de comunicação arquidiocesanos: Rádio Catedral e Web TV A Voz Católica e também pelo Facebook da Catedral JF.

Clique aqui e confira mais fotos.

Fonte: site da Rádio Catedral Juiz de Fora

Como é bom agradecer

agradecerLê-se no Salmo 106: “Agradeçam ao Senhor por seu amor e por suas maravilhas entre os homens! ”

Daí, como é bom elevar o nosso coração ao nosso Pai por tantas coisas que nos concede e, muitas vezes, até sem merecermos, mas Ele, mesmo assim, não se cansa de olhar para nós com amor e misericórdia.

Um coração que se entrega a Deus, Ele não despreza. Quantos maus cristãos não se lembram que orar é um gesto de amor. É reconhecer-se pequeno diante da grandeza do Pai. Temos no nosso cotidiano tantos momentos para expressar um agradecimento e, muitas vezes, nos esquecemos de dizer um “muito obrigado” a Jesus. Será que custa muito, pelo menos ao se levantar e dizer “Senhor, eu ofereço todo o meu dia, toma conta dele “e, à noite, novamente dizer: “obrigado, Senhor, pelo dia que passei. “E diante de uma graça alcançada: obrigado, Senhor. Que exemplo lindo nos deu São Francisco quando exaltou a linda natureza de Deus e agradeceu a criação, chamando “irmão sol”, “irmã lua”.

Existe um belíssimo canto litúrgico em cuja letra está essa expressão: “os peixes dos profundos oceanos proclamam toda a glória do Senhor”. “Cantai ao Senhor um canto novo”.


Padre Antônio Pereira Gaio
Vigário Paroquial da Catedral

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video