Jovens e adultos serão crismados na Catedral

crisma17No próximo sábado, 25 de novembro, às 10h, 55 jovens e adultos irão receber o Sacramento da Confirmação, na Catedral Metropolitana. A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira.

Desde fevereiro os crismandos tiveram encontros de formação com o objetivo de prepará-los para receberem o Sacramento de Confirmação do Batismo, recebido na infância, e trilharem um caminho na Igreja.

De acordo com a coordenadora da Pastoral da Crisma, Nathália Paixão, “as atividades desenvolvidas para a preparação vão desde discussão sobre o evangelho do dia, até a realização de dinâmicas e atividades de entretenimento. Os principais temas abordados foram: sacramentos, dons do Espírito Santo, Bíblia, Pentecostes, Corpus Christi, Mandamentos, Festas de Guarda, Pecado, a vida de Jesus, Santíssima Trindade, Maria, aborto, drogas, reflexões sobre assuntos relacionados à Igreja e questões mundiais”. 

Pastoral da Sobriedade inicia novo ciclo

sobriedade1Nesta quarta-feira, 22 de novembro, a Pastoral da Sobriedade da Catedral inicia mais um ciclo do "Programa de Vida Nova". Nele, são tratados dependentes químicos, não químicos, ou pessoas com qualquer tipo de compulsão, manias, depressões e pecados.

A pastoral se reúne todas as quartas-feiras, às 19h30, no salão paroquial. As reuniões são abertas para os dependentes, seus familiares e entes queridos. Todos seguem um programa, chamado de 12 Passos da Sobriedade, que são 12 ações: admitir, confiar, entregar, arrepender-se, confessar, renascer, reparar, professar a fé, orar e vigiar, servir, celebrar e festejar.

O objetivo é atuar na prevenção, intervenção, recuperação, reinserção familiar e social e nas políticas públicas relacionadas com a dependência química, promovendo a vida integralmente, facilitando a inclusão social e a sobriedade. Podem comparecer às reuniões: pessoas que precisam de ajuda, que sentem a necessidade de compartilhar algum momento difícil, que desejam fazer uma mudança em suas vidas, ou ainda que tenham a disponibilidade de ajudar alguém a alcançar a sobriedade.

Durante as reuniões, há uma acolhida, leitura, partilha da Palavra, reflexão, orações e depoimentos. A Pastoral também é aberta aos voluntários que desejam ajudar nas reuniões e também para aqueles agentes que desejam conhecer a pastoral para levá-la e implantá-la nas outras paróquias. Tudo é gratuito.

Missa com Unção para os Enfermos será celebrada na Catedral

Unção-dos-EnfermosA Catedral convida a todos para a “Missa dos Enfermos”, na próxima sexta-feira, 24 de novembro, às 15h. É um momento para aquelas pessoas que estão passando por alguma doença ou dor buscarem a graça do Espírito Santo e se fortalecerem no combate as suas enfermidades.

A celebração tem o objetivo de reunir os fiéis em comunhão para pedirem a Deus a piedade, a misericórdia e celebrar a vida! Na celebração, os presentes vão receber a Unção do Enfermos.

O Ritual da Unção dos Enfermos afirma que “este sacramento confere ao enfermo a graça do Espírito Santo, que contribui para o bem do homem todo, reanimado pela confiança em Deus e fortalecido com as tentações do maligno e as aflições da morte, de modo que possa não somente suportar, mas combater o mal, e conseguir, se for conveniente à sua salvação espiritual, a própria cura. Este sacramento proporciona também, em caso da necessidade, o perdão dos pecados e a consumação da penitência cristã”.

Venha participar conosco!

 

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video