Confira as inscrições abertas no início de 2023

inscrições-abertasApós o recesso de férias do início de ano, a Catedral retoma as suas atividades pastorais. Grupos e movimentos abrem inscrições para novos participantes e iniciam o funcionamento de 2023 com preparações e encontros.

Veja quais as inscrições abertas e garanta a sua vaga:

- Oficinas de Oração e Vida

O que é: encontros semanais que ajudam a entrar na intimidade com Deus e a rezar, transformando vidas.

Quando: início na segunda semana de fevereiro, com uma reunião por semana e o participante pode escolher entre os dias e horários que estão confirmados (Para Jovens, toda terça-feira, às 19h - início 07/02 | Para adultos, toda quarta-feira, às 18h50 - início 08/02).

Inscrições pelos telefones: 99979-6876 (Jusciléia) ou 98423-8083 (Paulo Oliveira).

Quem pode participar: jovens e adultos.

- Retiro de Carnaval do grupo de jovens RenaC

O que é: encontro realizado no feriado de Carnaval, proporcionando aos jovens uma oportunidade de fortalecer a fé, criar laços de amizades e curtir o feriado de uma forma cristã, alegre e sadia.

Quando: de 18 a 22/02

Informações e inscrições: no link forms.gle/tdsTzC5w49ZjNv5v6

Quem pode participar: jovens de 15 a 25 anos.

- Curso Bíblico com o padre Elílio de Faria Matos Júnior

O que é: tem por objetivo levar os participantes a conhecerem melhor a Bíblia, que, além de ser o livro inspirado dos cristãos, é também indispensável para entender a nossa cultura ocidental em geral. O curso será iniciado com o Evangelho de Mateus.

Quando: início no dia 24 de fevereiro, às 19h

Inscrições: pelo telefone da Catedral 3250-0700 ou pessoalmente na recepção

Quem pode participar: maiores de 14 anos, sendo católicos e não católicos, crentes ou não-crentes, todos poderão participar.

- Catequese para a Primeira Eucaristia

O que é: preparação para o recebimento do Sacramento da Eucaristia.

Quando: os encontros acontecem uma vez por semana.
Sábado - 15h (início no dia 25/02): Pequeninos de Jesus (início da Pré-Catequese) de 3 a 6 anos completos; Pré-Catequese (início da Pré-Eucaristia) de 7 a 8 anos completos; Pré-Eucaristia de 9 a 12 anos completos; Primeira Eucaristia de 10 a 12 anos completos, desde que o catequizando tenha uma trajetória de 2 anos de caminhada na Catequese; Perseverança de 11 a 13 anos, logo após a Primeira Eucaristia; e Pós-Crisma (Jovens em Missão) jovens crismados, a partir de 14 ou 15 anos.

Inscrições: Pelo whatsapp com a coordenadora da Catequese durante o mês de janeiro, 99107-8912, ou presencialmente todas as terças e sábados dos meses de fevereiro e março, exceto nos dias 18 e 21/02 (Feriado de Carnaval). Na terça o atendimento é das 18h às 19h30 e, no sábado, das 15h às 16h30.

Quem pode participar: crianças, jovens e adultos.

- Catequese para Crisma

O que é: preparação para o Sacramento da Crisma.

Quando: os encontros acontecem uma vez por semana. 
- Crisma para jovens até 16 anos, turmas aos sábados, às 15h (início no dia 25/02), ou às terças.
- Para jovens a partir de 17 anos e adultos, aos sábados, 17h (essa turma terá início no dia 25/02), ou às terças, às 19h (essa turma terá início no dia 28/02).

Inscrições de jovens até 16 anos: Pelo whatsapp com a coordenadora da Catequese durante o mês de janeiro, 99107-8912, ou presencialmente todas as terças e sábados dos meses de fevereiro e março, exceto nos dias 18 e 21/02 (Feriado de Carnaval). Na terça o atendimento é das 18h às 19h30 e, no sábado, das 15h às 16h30.

Inscrições de jovens a partir de 17 anos e adultos: fichas disponíveis na recepção da Catedral

Quem pode participar: jovens a partir dos 14 anos e adultos.

Dia de São Brás é celebrado na Catedral

sao bras siteNo próximo dia 3 de fevereiro (sexta-feira), a Igreja celebra o Dia de São Brás, considerado protetor dos males da garganta e das pessoas que trabalham com a voz.

Na Catedral, acontece a bênção das gargantas nas missas de 07h, 12h, 15h (Missa específica da 1ª sexta-feira) e 19h. Também às 16h, na Capela Santa Maria Eufrásia (Rua São João), haverá a bênção.

Conheça a história de São Brás

Nasceu na Armênia, no século III. Foi médico e bispo, se preocupando sempre em evangelizar seus pacientes. No momento em que ia ser martirizado, apareceu uma mãe desesperada com o filho que estava sufocado por uma espinha de peixe entalada na garganta. Diante desta situação, o santo curou milagrosamente a criança. A partir deste fato, São Brás foi considerado o protetor das gargantas.

Igreja Católica celebra Festa da Apresentação do Senhor no Templo

02-02 apresentacao senhorQuarenta dias depois do Natal, a Igreja Católica celebra no dia 02 de fevereiro, quinta-feira, a Festa da Apresentação do Senhor. Na Catedral Metropolitana, teremos missas com bênção das velas, às 07h e 12h, pedimos que cada pessoa traga a sua vela para ser abençoada. Aproveitamos para informar também que no horário das 19h não teremos bênção das velas, devido à missa de especial de formatura.

A Festa da Apresentação do Senhor lembra o cumprimento, por Maria e José, de um preceito hebraico que dizia que, quarenta dias após dar à luz, a mãe deveria passar por um ritual de “purificação” e consagrar o filho primogênito ao Senhor, no Templo.

A Igreja também recorda neste dia uma antiga devoção em que uma procissão luminosa relembrava o trajeto de Maria ao templo, por isso, a celebração de Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Candelária ou ainda Nossa Senhora da Luz neste dia.

Na liturgia atual a celebração recorda principalmente a figura de Jesus, mas manteve a tradicional bênção das velas dessa antiga tradição. O rito também tem origem nas palavras de Simeão referindo-se ao Menino, “Luz para iluminar a nações e glória de Israel, teu povo” (Lc 2,32).

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video