OTC celebra tríduo e festa de Santa Teresinha na Catedral

DSC02120 - CópiaPara festejar a data e prestar suas homenagens à santa, a Catedral contará com uma programação especial.

Nos dias 02, 03 e 04 de outubro a Ordem Terceira do Carmo convida para o Tríduo de Santa Teresinha do Menino Jesus, popularmente conhecida como a “santa das rosas”. O tríduo será celebrado todos os dias na missa das 07h.

Já a grande festa de Santa Teresinha, acontecerá na celebração do dia 05 de outubro, sexta-feira, às 15h, logo após haverá pequena procissão do adro da Catedral e, para finalizar, será realizada a tradicional chuva de pétalas de rosas.

Conheça a história de Santa Teresinha

Maria Francisca Teresa Martin nasceu em Alençon, França, no dia 02 de janeiro de 1873. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais, Luís e Zélia, tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina).

Ficou órfã de mãe aos quatro anos, e aos 15, ingressou no Carmelo de Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII, onde passou a ser chamada Irmã Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Morreu de tuberculose, em 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos, depois de prometer uma chuva de rosas: “Uma chuva de rosas mandarei sobre a terra, graças de amor ao meu Senhor, flores do Coração”. É por este motivo que em sua imagem, Santa Teresinha traz junto com a cruz, várias rosas.

Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. Foi beatificada em 1923, canonizada em 17 de maio de 1925 e declarada patrona das missões em 1944. Em 19 de outubro de 1997, foi proclamada Doutora da Igreja.

Inscrições abertas para segunda edição do Exulta

ExultaNo dia 6 de outubro acontece a segunda edição do Exulta, evento da Comunidade Exaltai. O encontro será realizado a partir de 14h, no Anfiteatro Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana, e as inscrições já estão abertas.

A edição especial do Exalt’Art conta com novidades. O encontro, que alia diversos tipos de arte à evangelização, terá neste ano um momento de oração voltado à identidade pessoal dos “filhas e filhos do Rei”. Este ano, o tema escolhido foi “Os filhos de Pentecostes ao redor de Maria, a Mulher de Pentecostes”.

Segundo a coordenadora do evento, Elisângela Lopes, o encontro quer tratar também do ano do leigo, já que o fiel, próximo à Virgem Maria, poderia dar uma resposta a proposta que Deus faz a cada um. Além disso, o objetivo também é destacar a presença do Espírito Santo, que impulsiona todos os batizados a fazer aquilo que Deus quer.

A programação se estende por toda a tarde. Contará com um terço com arte, como na edição anterior, porém desta vez será o Terço da Misericórdia, que tem o objetivo de enfatizar a vida, paixão, morte e ressureição de Jesus. Além disso, à noite acontecerá o tradicional espetáculo musical, que neste ano será sobre os efeitos de Pentecostes.

O Exulta é aberto a todos os públicos, inclusive às crianças. O evento terá um cantinho reservado para os pequenos, onde haverá pessoas prontas para cuidar e evangelizá-los. “O objetivo é fazer com que as crianças também se sintam amadas, queridas e parte também desse projeto de amor que Deus tem para nós. Tem momento para todo mundo. Nossa intenção é trazer o maior número de pessoas para estar conosco”, afirma Elisângela.

Com a expectativa de um grande evento, os organizadores optaram por abrir inscrições para a participação do público. As fichas estão disponíveis na Catedral, na loja Angelus e nas missas da Comunidade Exaltai, que acontecem no Instituto Padre João Emílio. As vagas são limitadas e o investimento é de R$15. Esse valor vai custear os gastos com figurino, maquiagem, iluminação, equipamento de som e manutenções para a realização do evento. Haverá também uma lanchonete, em que o dinheiro arrecadado terá o mesmo fim.

O Exulta vai acontecer no auditório do prédio da Cúria Metropolitana, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 4516 – Alto dos Passos.

Confira a programação completa:

14h – Credenciamento
14h30 – Animação
15h – Terço da Misericórdia com arte
16h – Momento de divisão dos Filhos e das Filhas do Rei, seguido de Adoração
19h30 – Exalt’Art – Espetáculo Musical

Fonte: site da Arquidiocese JF

Assinaturas do livreto diário “Igreja em Oração” já podem ser realizadas

 

io-setembro

A Catedral já está realizando a assinatura anual dos livretos "Igreja em Oração - Nossa missa no dia a dia" para o ano de 2019.

Trata-se de um livreto editado mensalmente, no qual o leitor encontra os textos das missas para cada dia. O roteiro das celebrações obedece ao calendário previsto no Missal Romano. As leituras bíblicas são extraídas dos lecionários oficiais editados pela CNBB. As introduções, as preces dos fiéis e os comentários também são elaborados pela CNBB.

O valor da assinatura é R$50 (cinquenta reais) e o pagamento deve ser realizado até 12 de novembro. A assinatura só é confirmada mediante o pagamento.

Os interessados devem efetuar a assinatura na recepção paroquial, de segunda a sábado, das 07h às 21h, ou no domingo das 08h às 11h e das 15h às 20h.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video