XIX Semana de Filosofia acontece de 21 a 25 de maio no Seminário Santo Antônio

seminarioO Curso de Filosofia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) realiza, entre os dias 21 e 25 de maio, sua XIX Semana Acadêmica. Com o tema "Filosofia e Ética: como convém viver?", o evento tem por objetivo proporcionar o intercâmbio com outros olhares sobre o fazer acadêmico especificamente na reflexão de questões filosóficas aliadas à constituição plena do ser humano.

A XIX Semana da Filosofia será realizada no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e contará com palestras, minicursos, apresentação teatral, comunicações e mesa-redonda. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas até o dia 21 de maio no site do CES/JF (clique aqui).

O evento é gratuito e aberto à comunidade, mas somente receberão certificado os participantes que tiverem 75% de frequência no evento.

Confira a programação completa:

Dia 21 de maio - Segunda-feira

7h30 às 8h - Credenciamento
8h às 8h30 - Abertura oficial da XIX Semana de Filosofia - Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira
9h às 11h - Palestra - "Ética (santidade) do rosto do outro" - Prof. Me. Carlos Rafael Pinto
11h às 12h - Apresentação grupo de teatro - "O ceifador e o filósofo"

Dia 22 de maio - Terça-feira

7h30 às 10h - Comunicações científicas - Prof. Dr. Rômulo Gomes de Oliveira / Prof. Dr. Antônio Carlos Trindade Silva / Profª Me. Regina Lúcia Praxedes de Meirelles
10h às 10h30 - Coffee Break
10h30 às 12h - Comunicações Científicas - Prof. Dr. Rômulo Gomes de Oliveira / Prof. Dr. Antônio Carlos Trindade Silva / Prof. Dr. Robione Antonio Landim

Dia 23 de maio - Quarta-feira

8h às 12h - Minicursos
1 - "A genealogia da moral como modo de evidenciar uma filosofia crítica" - Prof. Dr. Robione Antônio Landim
2 - "Ética, Política e Cultura: história e desafios atuais" – Prof. Dr. Pe. Antônio Carlos Trindade Silva
3 - "Crer depois de Einstein: elementos filosóficos do kantismo e da física negativa para a sustentação do discurso teológico" – Prof. Dr. Rômulo Gomes de Oliveira
4 - "Estética e cinema: prática e validação dos costumes na contemporaneidade" - Prof. Me. Regina Lúcia Praxedes de Meirelles

Dia 24 de maio - Quinta-feira

8h às 12h - Aula peripatética - Prof. Me. Emílio Cunha Amorim

Dia 25 de maio - Sexta-feira

8h às 10h - Mesa redonda: "Compartilhando caminhos metodológicos" - Mestranda Mariana Aparecida Venâncio / Prof. Dr. Robione Antonio Landim / Prof. Me. Emílio Cunha Amorim
10h às 10h30 - Coffee Break
10h30 às 12h – “Intercult” - Atividades didático-culturais apresentadas por alunos dos cursos de Filosofia e Teologia

Fonte: Site do CES/JF

Missão Continental JF/Haiti: voluntários trabalham no Brasil e no país caribenho

Haiti 1Já estão no Haiti os cinco missionários do segundo grupo enviado pela Arquidiocese de Juiz de Fora para auxiliar nos trabalhos desenvolvidos pelos Freis Franciscanos na Providência de Deus em Croix-des-Bouquetes, periferia de Porto Príncipe.

Jésus Vieira Junior e Rosana Sanguim Vieira foram os primeiros a chegar ao país caribenho, na última quarta-feira (9). No dia seguinte, foi a vez do Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino e dos médicos Magda Vênus Mendes Condé e José Gabriel Timóteo Tostes desembarcarem em terras haitianas.

Na chegada ao país mais pobre das Américas, o sacerdote juiz-forano relatou a sua emoção ao ver a realidade da população. “Impossível chegar aqui e não se emocionar. As lágrimas tomam nossos olhos”. A comitiva da Missão JF/Haiti permanece no Haiti até 19 de maio.

Doações 2Envio de doações ao Haiti

Na última quinta-feira (10), voluntários ligados ao Projeto Missão Continental JF/Haiti, da Arquidiocese de Juiz de Fora, iniciaram os trabalhos de embalar e identificar todas as doações recebidas até aqui. Entre os produtos arrecadados estão medicamentos, calçados, brinquedos e roupas.

Com o apoio da Transportadora Camilo dos Santos, as doações serão enviadas para São Paulo, de onde serão encaminhadas para o Haiti, aos cuidados da Associação São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Fonte: arquidiocesejuizdefora.org.br

Inscrições abertas para Encontro Arquidiocesano da Pascom

Encontro Pascom ArqJF - siteJá estão abertas as inscrições para o Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom). O evento está marcado para o dia 26 de maio (sábado) e será realizado das 9h às 13h, no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana.

São convidados a participar todos os agentes da Pascom e profissionais da Comunicação que trabalhem ou sejam voluntários nas paróquias, comunidades, pastorais e movimentos da Arquidiocese de Juiz de Fora, além daqueles que queiram fazer parte da pastoral. Os interessados deverão se inscrever até o dia 24 de maio, exclusivamente pela internet (clique aqui).

O tema que regerá o encontro será o mesmo da mensagem do Papa Francisco por ocasião do 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, “Fake News e Jornalismo de Paz”, assim como o lema “A verdade vos tornará livres” (Jo 8,32). O objetivo, além de recordar a celebração do DMCS, será o de reunir o grupo de agentes de pastoral para momentos de formação e, também, para a criação da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana.

Os momentos formativos serão conduzidos pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que também é o bispo referencial da Comissão para Comunicação e Cultura do Regional Leste 2 da CNBB, e pelo vigário episcopal para Educação, Comunicação e Cultura de nossa Igreja Particular, Padre Antônio Camilo de Paiva. A professora e coordenadora do curso de Comunicação Social no Centro Universitário Estácio de Sá Juiz de Fora, Aline Maia, também estará presente e discorrerá sobre as fake news.

No dia do evento, será necessário o pagamento de uma taxa de R$ 15, para ajudar no custeio do encontro. Aqueles que quiserem, poderão almoçar no Seminário Santo Antônio, mas pagarão à parte pela refeição. O valor estabelecido pelo Seminário é de R$ 30 por pessoa, com direito a almoço completo, bebida e sobremesa.

O prédio da Cúria Metropolitana fica na Avenida Barão do Rio Branco, 4516 – Alto dos Passos.

Fonte: arquidiocesejuizdefora.org.br

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video