Dom Gil celebra 25 anos de episcopado em outubro

Jubileu-de-PrataNo ano do Centenário de nossa Igreja Particular, temos a alegria de também celebrar aos 25 anos de episcopado de Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora. Em sua cidade natal, em Itapecerica (MG), no dia 16 de outubro de 1999, ele recebeu a Ordenação Episcopal.

Para comemorar tal marco foram preparadas celebrações de Ação de Graças pelo seu Jubileu de Prata Episcopal no dia 19, às 9h, a grande festa com todo o clero e fiéis será na Catedral Metropolitana, e no dia seguinte (20), também às 9h, o Pastor Arquidiocesano segue para sua cidade para celebrar na Matriz de São Bento.

Com uma longa e rica trajetória, Dom Gil nasceu em berço católico. Sua vocação parece estar no sangue, pois, nos últimos 100 anos, todas as gerações dos Moreira tiveram sacerdotes entre seus frutos, no total são 16 padres. Ele recebeu todos seus sacramentos na mesma igreja, em Itapecerica, Diocese de Divinópolis.

Em entrevista, o Pastor comentou sobre a festa de suas Bodas de Prata ter coincidido, providentemente, com o Ano do Centenário. “Deus tem os carinhos deles com a gente, com todo mundo, Deus manifesta o seu amor, sua bondade. Celebrar 25 anos no ano de centenário, no Ano Eucaristico significa muito, fico muito feliz de celebrar e agradecer nosso Senhor. Tudo isso vai sendo um grande presente de Deus para a gente, que não tem nenhum merecimento diante dele”, afirmou ele.

O Arcebispo frisou ainda a decisão de realizar a festa para destacar o Ministério Episcopal como um todo e para divulgar melhor o III Congresso Eucarístico Arquidiocesano. “Eu marquei minha festa não propriamente para minha pessoa, mas para celebrar o Ministério Episcopal como um serviço ao povo de Deus e para celebrar o grande dom de Deus na Eucaristia, porque o que é principal na vida de um padre, de um bispo, é a Eucaristia, tudo conduz para a Eucaristia. E a celebração dos 25 anos, será como um anúncio do Congresso Eucarístico, que acontece de 17 a 24 de novembro”.

Cheio de gratidão, ele informou que optou por transformar os presentes em doações. Ele divulgou uma carta pedindo que aqueles que quisessem lhe presentear destinassem o valor correspondente aos pobres. Dom Gil indicou a Obra dos Pequeninos de Jesus, em Juiz de Fora, que precisa de leite, café, açúcar e materiais de limpeza. As doações podem ser entregues na Cúria Metropolitana, que fica na Avenida Barão Do Rio Branco, 4516 – Alto dos Passos. Em Itapecerica, orientou que procurem o Educandário São João Batista, na Praça São Bento.

Ao longo do próximo mês, vamos divulgar uma série de reportagens sobre a trajetória de nosso Arcebispo; conhecer para amar e servir a autoridade da Igreja.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video