Estrutura

Em estilo romano, o prédio possui duas torres e uma grande cúpula. A Catedral tem capacidade para mil pessoas, sendo 700 sentadas.

 

Altares
São seis altares laterais e um altar-mor, todos em mármore.

altarcentralAltares laterais
1 – Nossa Senhora do Carmo
2 – Sagrado Coração de Jesus
3 – São Francisco de Assis (SF)
4 – Santa Mônica (SM)
5 – Sagrado Coração de Maria (SCM): ofertado pela Colônia Libanesa em 1962
6 – Nossa Senhora de Fátima: ofertado pela Colônia Portuguesa em 1958.

Leia mais...

Histórico

Traçar o histórico de uma das igrejas mais importantes da Arquidiocese não é tarefa fácil. Além de pouco material bibliográfico nos acervos de nossa cidade, a maioria dos dados encontrados não coincide.

 

Graças a uma pesquisa profunda na Biblioteca Municipal de Juiz de Fora, no Arquivo Histórico da Arquidiocese, no acervo da Catedral Metropolitana, além de entrevistas com os padres e leigos, conseguimos elaborar este histórico que mais se aproxima da realidade.

Leia mais...

Nosso clero

Para estar em ordem, toda casa necessita de um coordenador. E assim como num corpo, no qual os membros dependem um do outro para o seu funcionamento, também acontece na nossa igreja. Além de serem pastores, os sacerdotes são também administradores e colaboradores.

Na Catedral, além do pároco, a comunidade possui também três vigários paroquiais. Os vigários são cooperadores junto ao pároco, assumindo com ele toda a caminhada da Catedral. A parte administrativa fica mais sob a responsabilidade do pároco e a pastoral é dividida entre os vigários. Além dessas atividades e das presidências das celebrações, os sacerdotes também se dedicam ao trabalho de atendimento individual nas confissões e à direção espiritual.

A Catedral conta ainda com a presença do diácono permanente Waldeci Rodrigues da Silva.

 

Conheça a nossa equipe de sacerdotes:

mons luizcarlosMons. Luiz Carlos de Paula - Pároco
"Ser padre para mim é consagrar a vida a Deus a serviço do povo. É ser discípulo missionário de Jesus Cristo todos os momentos da vida."


Nascimento: 29 de março de 1958, em Santa Rita do Jacutinga - MG
Ordenação Diaconal: 21 de dezembro de 1986, Juiz de Fora - MG
Ordenação Sacerdotal: 05 de dezembro de 1987, Juiz de Fora - MG
Lema da Ordenação: "Sei em quem acreditei" (2Tm 1,12)
Título de Monsenhor: 03 de fevereiro de 2012, Juiz de Fora - MG
Atuou nas paróquias: Santa Rita de Cássia (Santa Rita de Jacutinga - MG), Santo Antônio (Passa Vinte-MG), Nossa Senhora das Dores (Lima Duarte-MG), Nossa Senhora da Conceição (Conceição de Ibitipoca-MG), Santo Antônio (Olaria-MG), Bom Pastor (Juiz de Fora-MG), Santo Antônio (Catedral de Juiz de Fora-MG)

 

 

______________________________________________________________________________

 

padregaioPe. Antônio Pereira Gaio - Vigário paroquial
“Para mim, ser padre é assemelhar-se ao Cristo, o servidor do Pai, para a santificação pessoal e a do povo de Deus, com zelo e amor aos irmãos e irmãs”.

 

Nascimento: 28 de agosto de 1932, em Juiz de Fora - MG
Ordenação Diaconal: 18 de março de 1984, em Juiz de Fora - MG
Ordenação Sacerdotal: 29 de maio de 2010, em Juiz de Fora - MG
Lema da Ordenação: “Sei em quem tenho acreditado” (2 Tm 1, 12).
Atuou nas paróquias: Bom Pastor (Juiz de Fora - MG), São Francisco de Paula (Torreões/ Monte Verde – Juiz de Fora), Nossa Senhora Aparecida (Juiz de Fora - MG), Mãe de Deus (Juiz de Fora - MG) e Santo Antônio (Catedral de Juiz de Fora - MG).

 

______________________________________________________________________________

 

padre daniloPe. Danilo Celso de Castro - Vigário paroquial
“Para mim, ser padre é fazer a mesma coisa que Jesus fez: dar a vida pelos irmãos, amar, perdoar e servir. É responder e renovar a cada dia esse chamado. É, ainda, aceitar com fidelidade o convite de Jesus: “Quem quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, toma tua cruz e siga-me”.

 

Nascimento: 29 de julho de 1955, em Juiz de Fora - MG
Ordenação Diaconal: 29 de setembro de 1989, em São Paulo - SP
Ordenação Sacerdotal: 05 de maio de 1990, em Juiz de Fora - MG
Lema da Ordenação: “Amar, perdoar e servir”.
Atuou nas paróquias: São José (Campinas – SP), São Geraldo (Santo André – SP), Nossa Senhora Aparecida (São Paulo – SP), Nossa Senhora de Fátima (Nova Friburgo – RJ).

 

______________________________________________________________________________

 

pe savio

Pe. José Sávio Ricardo - Vigário paroquial

“Ser padre é responder ao chamado de Deus servindo e formando discípulos de Jesus.”

 

Nascimento: 11 de maio de 1955, em Maripá de Minas - MG
Ordenação Sacerdotal: 11 de dezembro de 1983, em Juiz de Fora - MG 
Lema da Ordenação: “Em atenção à Tua Palavra, vou lançar as redes” (Lc 5,5)
“O Senhor é meu Pastor e nada me faltará” (Sl 22,1)
Atuou nas paróquias: Santo Antônio (Olaria - MG), Nossa Senhora das Dores (Lima Duarte - MG), Nossa Senhora da Conceição (Juiz de Fora), Nossa Senhora da Conceição (Rio Novo - MG), Divino Espírito Santo (Piau - MG), Santo Antônio (Goianá - MG), São José (Juiz de Fora), Santa Terezinha (Juiz de Fora), Bom Pastor (Juiz de Fora).

 

______________________________________________________________________________

 

diaconowaldeciDiác. Waldeci Rodrigues da Silva - Diácono permanente

“Para mim, ser diácono é ser imitador de  Cristo. É exercer a própria diaconia de Cristo Servo; sendo humilde, servo e servidor. O diácono, exercendo a tríplice missão (diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade), tem a graça de participar efetivamente das ações litúrgicas e do serviço do altar e ser instrumento para que a Palavra de Deus seja anunciada, sobretudo, no exercício de sua principal atividade que é a caridade. Ser diácono é voltar os olhos para os pobres, os humildes, aqueles que estão necessitando de alimento material e espiritual. É viver a dupla sacramentalidade, pois sendo casado, deve viver no amor e na fidelidade do seu matrimônio, assim como deve ser fiel ao seu ministério diaconal, que não é seu, mas do próprio Cristo”.

 

Nascimento: 06 de novembro de 1964, em Caratinga - MG
Ordenação Diaconal: 29 de maio de 2011, na Catedral de Juiz de Fora - MG
Lema da Ordenação: “Em atenção à tua Palavra, lançarei as redes” (Lc5, 5)”
Atuou na paróquia: Santo Antônio (Catedral de Juiz de Fora - MG)

______________________________________________________________________________

 



Organização

Já na estrutura organizacional, a Catedral se destaca pelos seus números. São cerca de 700 pessoas trabalhando voluntariamente nas 27 pastorais e grupos de serviço. Nestes trabalhos o de maior alcance são os beneficentes.

 

Além das pastorais já tradicionais nas igrejas católicas, como a do Batismo e do Dízimo, a Catedral possui uma ampla Pastoral Social, buscando não só a formação religiosa e espiritual, mas também a cidadã. Para conhecer todos os organismos, clique aqui.

 

O Centro de Ação Social da Catedral (CASC) atende às necessidades imediatas da população, como apoio às gestantes (Grupo São José - na maioria dos casos são mães adolescentes que recebem kits para os bebês confeccionados pelas leigas da terceira idade); a alfabetização de adultos (uma parceria com a Unimed que forma, anualmente, cerca de 60 pessoas); atendimentos psicológico e fonoaudiológico; e a distribuição de roupas e cestas básicas, pela qual 200 famílias são beneficiadas com a entrega dos alimentos, num tempo máximo de seis meses - período necessário para que as famílias se reestruturem e possam se sustentar sozinhas. Para saber mais sobre o CASC, clique aqui.

 

Por ser a sede do catolicismo na cidade, a Catedral também abriga as principais reuniões e eventos dos movimentos, organizações e grupos de serviços religiosos da arquidiocese. Para que a igreja pudesse abrigar todos estes, mais salas de reuniões foram construídas na reforma pela qual o prédio está passando atualmente. Agora já são mais de mais de 50 espaços destinados a estas atividades.

Visita online

Catedral, casa de Deus e nossa também! Seja bem-vindo (a) em nossa igreja! É um prazer recebê-lo (a)!

 

Se você é nosso paroquiano (a), neste espaço poderá conferir as belezas de nossa Catedral. Se você ainda não conhece, confira as fotos fazendo uma visita online! Elas retratam as pinturas, vitrais, altares e imagens do interior da igreja. Você também poderá conhecer fotos do prédio administrativo e do salão paroquial!

 

Fachada

 

Internas

 

Prédio Administrativo

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video