chamada blog

Mês da Bíblia

mes biblia site“O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9).


Em setembro, a Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia, com o objetivo de imergir na Palavra de Deus através da leitura meditada e orante, como consequência tornar-se cada vez mais enraizado e edificado no testemunho fiel em Cristo, afinal conhecer as Escrituras é reconhecer o próprio Jesus Cristo e vivenciar o discipulado.

Neste ano, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética propõe a leitura orante do Livro de Josué, em que o lema bíblico escolhido é: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9). Aprofundar-se nesse livro é perceber a presença de Deus, em que Ele nunca deixa desamparado e sem respostas ao povo que a n’Ele confiam. “Não temos dúvida que esse livro soa como uma catequese para impulsionar o povo na conquista da terra. O Livro de Josué é um autêntico testemunho de que Deus realiza a promessa feita ao seu povo Israel. Da escravidão para a posse da Terra Prometida” (cf. Texto-base – Mês da Bíblia 2022).

Além disto, o mês de setembro foi escolhido para a dedicação a Bíblia em razão da festa de São Jerônimo (340-420), a qual este santo doutor da Igreja teve um papel fundamental para a tradução precisa da Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja à época) a pedido do Papa Dâmaso. Uma das frases célebres de São Jerônimo é: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.

Portanto, que ao iniciarmos este Mês da Bíblia, que possamos participar ativamente na leitura orante da Bíblia, compreendendo os desígnios de Deus que favoreceram Josué e o povo liderado por ele através da posse da terra condicionada a eles, pois quem confia na Palavra de Deus, sai “da escravidão para a posse da Terra Prometida” (cf. Texto-base – Mês da Bíblia 2022).

São Jerônimo, rogai por nós!

Saudações em Cristo!

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video