chamada blog

Novena de Natal 2021

Vela-AdventoEis que dezembro chegou, e com ele, a doce espera do Santo Natal. Num ano marcado pela pandemia, que desde 2020 nos assombra, trazendo uma gama de sentimentos, acontecimentos e lembranças, chegamos ao último mês do ano civil com vida e saúde e isso é uma insondável graça de Deus. Aqui estamos, unidos pela vida, pela esperança e pela fé, virtudes cristãs que nos sustentaram e continuam sustentando na caminhada, nos fazendo vislumbrar novos tempos, novos ares e, nos propondo um novo começo. Ao nos depararmos com os preparativos para a Celebração do Santo Natal, devemos afirmar com alegria ‘Ele está chegando! ’.

Sim, Natal é Jesus, e nós não podemos chegar ao Natal sem uma preparação adequada, como se fosse apenas mais uma data no nosso calendário. Sem Jesus, o Natal não faz sentido. Por mais que tentem negar Sua presença, o Natal existe por causa de Jesus, de seu nascimento em meio a nós. Insondável Mistério Divino de um Deus que, por amor, se faz Homem em meio a nós. A Sabedoria Divina sempre se coloca no hoje de nossa vida, a Palavra imutável de Deus se atualiza, sem perder a essência, para que A entendamos e, entendendo-a, Dela tomemos posse, como uma graça constante do Senhor em nosso caminhar. Assim como tudo à nossa volta se enfeita de luzes para nos chamar a atenção sobre essa época do ano (tão comercial, infelizmente), o essencial para o cristão é preparar-se interiormente, para que a Luz de Cristo renasça e brilhe mais intensamente em cada coração, em cada família e na comunidade ao redor.

Natal é Jesus que vem, que chega para aplainar os caminhos, dar vida nova a tantos corações enlutados, tristes e desesperançados. Preparar o coração para o Natal exige percorrermos um caminho, conforme a Liturgia do Advento nos ensina. Mais que enfeitar as casas com belos adornos e figuras, e isso é muito salutar e necessário, o cristão é chamado a viver essa espera em oração, seja na família, seja na comunidade, vivenciando a Novena em preparação para o Natal. Somos convidados a participarmos da Novena de Natal experenciando nove dias de reflexão, aprendendo ou relembrando a importância da preparação interior, do esvaziar-se de si mesmo para que o coração fique livre para assimilar o verdadeiro significado do Natal. O Tempo do Advento é um chamado à conversão, a uma revisão de vida diante do que temos sido e de como deveríamos realmente ser, segundo a vontade de Deus.

Olhar com verdade para dentro de nós mesmos e, sem escrúpulos interiores, buscar coragem de enxergar os erros e consertá-los, transformando-os em acertos. Encerra-se o Ano Litúrgico com a Solenidade de Cristo, Rei do Universo e inicia-se um novo com o nascimento do Rei, Aquele que veio para fazer novas todas as coisas. De um ciclo para outro, notemos: Jesus nos acompanha, vive em meio a nós na Liturgia anual, ensinando, buscando e esperando nosso verdadeiro sim! Não permitamos que Jesus passe diante de nós e não O vejamos! ‘Ó Sabedoria Suprema, ó Sabedoria de amor e misericórdia que olha com clemência para nossas fraquezas e nos quer renovados na fé, na esperança e no amor, a Vós rogamos: infundi em nós o dom da inteligência para que entendamos, ao menos um pouco, o quão grande é Teu amor! ’ Para adquirir esse entendimento tão necessário, de que tudo se renova em Cristo e com Cristo, a Novena de Natal é um excelente momento para prepararmos a nossa gruta interior, para vermos de novo o brilho da Estrela de Belém, que nos indica: há um Salvador, que é a própria Luz da vida eterna, sem O qual não há salvação!

Preparemos o presépio, enfeitemos nossas casas, preparemos com amor a chegada de Jesus, mas, principalmente nos preparemos, pois, nada disso terá valor se nosso coração se mantiver fechado ao Amor de Deus. Seja na comunidade, nas paróquias, na família, nas diaconias, nos grupos de vivência, no trabalho, nas pastorais ou na vizinhança, que a Novena de Natal seja vivida como um divisor de águas, que aponte para novos tempos de esperança e de paz, onde as dores do ano que passou sejam transformadas em alegrias renovadas pela fé no Menino Jesus que deseja nascer em cada coração. Que a Família de Nazaré seja nosso exemplo de superação e de confiança num Deus que nos ama a ponto de se fazer um de nós, para conosco viver e nos conduzir nos passos da salvação.


Dom Carlos José
Bispo de Apucarana (SP)

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video