chamada blog

Dia universal das espécies animais

2074374181 9e04a6928bJunto à memória festiva de São Francisco celebramos, com gratidão, a data de nossos amigos, aliados e mestres na nossa peregrinação terrestre: os animais. Atribui-se a Diógenes Laércio, o fundador da filosofia cínica (de cinos, cachorro) a frase: “mais conheço as pessoas mais amo os meus cachorros”. Na verdade, considero mais justa a opinião de Abrahão Lincoln que afirmava que “o amor e cuidado dos animais mostrava o grau de civilização e o termômetro das virtudes de um determinado país”.

Por certo que quem ama e cuida de animais está bem mais perto de ser uma pessoa compassiva, fraterna e pacífica em relação aos seus parceiros humanos. Também, é importante dizer que o cuidado e aprendizado é mútuo e diferenciado. Cada vez está mais reconhecida pela etologia que os animais nos curam, nos protegem e nos tornam pessoas mais presentes e sensíveis.

Neste tempo de pandemia, observamos o quanto ajudaram às pessoas idosas, solitárias e até depressivas, a saírem de seu fechamento e tristeza superando quadros de angústia e perda do sentido da vida. Com eles aprendemos a gratuidade e a dádiva nos relacionamentos, que o estar disponível é mais importante que o fazer afobado, que brincar com humor nos torna mais leves e felizes.

Para muitos que estão em situação de rua, o animal é mostra de fidelidade ímpar que não duvida um instante sequer por dar a vida pelo seu dono, ou melhor, seu líder humano. Um quadro em óleo, do renomado pintor uruguaio Blanes, apresenta uma cena marcante sobre até onde chega a entrega dos animais.

Vê-se o herói Artigas, no que era o seu lugar de comando, empurrando e gritando com dois oficiais que tinham sido enviados pelo General Lecor, comandante das forças portuguesas, propondo sua rendição e oferecendo privilégios e vantagens, já que era inútil sua luta por falta de soldados.

Ele, determinado, retrucou: “digam a seu patrão que, quando me faltem homens, continuarei a lutar com cachorros cimarrões (não domesticados), e, à essa voz, uma matilha de cachorros apresentou-se mostrando os dentes dispostos a atacar os oficiais. Artigas nunca se rendeu, e foi exilado no Paraguay com seu resto de gaúchos, indígenas tapes, negros e cachorros. Agradecemos ao Pai das misericórdias por estes amigos, aliados e companheiros que nunca desistem de nós. Deus seja louvado!


Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video