chamada blog

Olhar para além dos nossos limites

WhatsApp-Image-2019-01-14-at-23.19.46Movidos pela Palavra de Cristo, não podemos medir esforços para ajudar aqueles que necessitam. Nós, na Arquidiocese de Juiz de Fora, temos um empenho, uma decisão de ser “Uma Igreja sempre em Missão”. Olhar para além de seus limites. Além de ser missionária Ad intra, ou seja, dentro do território que lhe compete administrar, não podemos ficar limitados a estas estreitas fronteiras geográficas. O nosso olhar deve se estender para aqueles que necessitam ainda mais do que os nossos. Por isso, somos felizes de manter o compromisso de fazer alguma coisa pelos irmãos que vivem no Haiti.

Temos também um grande trabalho na Diocese de Óbidos, no estado do Pará. Há vários anos estamos trabalhando lá com uma paróquia, para onde enviamos dois padres e eles fazem o trabalho religioso e social que podem fazer. No Haiti, a nossa missão está iniciando, mas já com passos largos. No ano passado, foi nomeado o novo Arcebispo Metropolitano de Porto Príncipe, Dom Max Leroy Mesidor, que visitamos no dia 17 de janeiro deste ano de 2019. Ficamos muito contentes com sua simpática recepção e suas expressões de gratidão pelos nossos trabalhos missionários.

Na vez passada em que estivemos no Haiti, em julho de 2017, o Arcebispo à época era Dom Guido Poullard, que, na ocasião, estava gravemente doente, em tratamento fora do país e que veio a falecer em dezembro de 2018. Fomos atendidos pelo Vigário Geral que nos atendeu muito fraternalmente, mas não tinha como tomar decisões mais definidas pela limitação de seu cargo.

Desta vez, durante nosso encontro com o novo Arcebispo e com seu Bispo Auxiliar, Dom Sylvain Ducange, salesiano, pudemos definir avanços importantes, sobretudo no campo da cooperação pastoral. Há, inclusive, a possibilidade de enviarmos um sacerdote voluntário para passar algum tempo no Haiti e de receber, em Juiz de Fora, um sacerdote haitiano que nos ajude no intercâmbio missionário.

Estivemos no Haiti entre os dias 12 e 19 de janeiro, hospedados na casa dos nossos estimados Freis Franciscanos na Providência de Deus, onde convivemos felizes com Frei Gabriel Martins Alves e Frei Pedro Caetano da Silva. Comigo, estavam o Padre Leonardo Loures e o jovem missionário Yago Motta, membro do nosso grupo JMC (Jovens Missionários Continentais).

Em Juiz de Fora, já temos um trabalho iniciado, fazendo uma corrente de padrinhos para crianças que não têm condições de pagar escola, de comprar material escolar ou o necessário para sua higiene pessoal, para vestir ou para comer. Vários padrinhos já contribuem com a quantia de R$50,00 (cinquenta reais) por mês, que são enviados para a Congregação dos Franciscanos na Providência de Deus. Os frades, por sua vez, administram esse dinheiro com bastante lisura para atender aos irmãos pequeninos do Haiti.

Juntamente com isso, fazemos também um trabalho pastoral. As celebrações de missas, organização de catequese, e tantas outras coisas que podemos fazer no sentido da evangelização destes nossos irmãos, ensinando-lhes a Bíblia Sagrada e o catecismo da Igreja. Tudo o que nós podemos fazer, para o corpo e para a alma, para o espírito e para a mente, haveremos de fazer.

O compromisso com o Haiti é inalienável. Somos uma Igreja sempre missionária e queremos assim viver. Quem quiser e puder ajudar, procure a nossa Cúria Metropolitana de Juiz de Fora, para ver como isso pode ser feito.

Dia 19 de janeiro, partimos para o Panamá, país vizinho do Haiti, para a Jornada Mundial da Juventude, onde nos reuniremos aos quase 70 jovens que vieram de nossa Arquidiocese de Juiz de Fora. A todos, envio um grande abraço em nome da equipe que lá esteve e uma grande bênção de Deus, para que possamos viver sempre unidos no amor e na caridade.


Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video