chamada blog

Renúncia do Santo Padre Bento XVI

Neste momento em que a Igreja recebe a notícia da renúncia do santo padre Bento XVI ao ministério petrino como bispo de Roma, desejo, em meu nome pessoal, em nome da Arquidiocese de Juiz de Fora, de seu clero e de seu povo, manifestar irrestrita e amorosa proximidade à sua santidade que de forma santa, sábia, segura e prudente vem governando a nau de Pedro durante estes quase oito anos.

 

Agradecemos ao beatíssimo padre pelo imenso bem que ele tem feito, os sacrifícios pelos quais tem passado, e garantimos-lhe nossas orações e filiais afetos na nova vida que, com todo direito, levará daqui para frente, totalmente dedicada à oração pela Igreja, como ele mesmo afirmou no breve discurso que fez, nessa manhã, aos cardeais no Consistório.

 

Destacamos o gesto de profunda humildade de sua santidade ao tomar essa decisão, com a qual reconhece suas naturais dificuldades imposta pela idade e pela doença. Com o coração em Deus, transcrevo as últimas palavras de sua mensagem: Caríssimos irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os padres cardeais na eleição do novo sumo pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.

 

Ao mesmo tempo, convoco os presbíteros, os diáconos e todo o povo de Deus de nossa Arquidiocese de Juiz de Fora para entrarmos, desde já, em ritmo de fervorosa oração ao Espírito Santo, invocando a proteção de Maria, Mãe da Igreja, em vista do novo Conclave que se dará nas próximas semanas, depois do dia 28 de fevereiro, às 20 horas, quando cessará o governo pastoral de sua santidade Bento XVI, e será eleito o novo sucessor de Pedro, realizando a fiel Palavra de Cristo: Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos! (Mt 28,20)

 

A todos envio propiciadora bênção em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo a quem a Igreja pertence.

 

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video