chamada blog

A Caminhada Sinodal

O Documento Sinodal, acolhendo as indicações que surgiram nas Paróquias, Foranias, pastorais, movimentos, associações e grupos de serviço da nossa Arquidiocese, apontou quatro grandes horizontes missionários da ação evangelizadora: Família e Vida, Paróquias, Caridade e Educação da Fé. Isto significa que toda ação eclesial que realizarmos deverá estar iluminada por esses quatro horizontes.

painelO primeiro horizonte, Família e Vida nos coloca diante da grande responsabilidade que temos de amar, acolher e defender a Família e a Vida, pois são dons de Deus para todos nós.

O Sínodo chama a nossa atenção para a importância da família, célula mãe de nossa sociedade e, por isso, ela deve estar centrada no amor verdadeiro. Busquemos inspiração na Sagrada Família: Jesus, Maria e José.

O segundo horizonte é a Paróquia com suas comunidades e seus grupos, lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e a da comunhão eclesial. Ela é chamada a ser casa e escola de comunhão. Devemos nos empenhar para que nossas Paróquias sejam ambientes onde se vive a comunhão, a participação e a missão. 

O terceiro horizonte considera o serviço eclesial da Caridade, a atenção e o cuidado com os mais pobres, a fim de plantar em seus corações a verdade de Jesus.

A caridade é o distintivo dos cristãos, conforme quis o próprio Jesus: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,34-35). A evangelização alcança frutos maduros quando leva os cristãos à prática da caridade, como forma de vida dos discípulos de Jesus. Para tanto, ela precisa ser constantemente retomada e aprofundada.

O quarto horizonte indica o caminho da Educação da Fé. Para que sejamos discípulos missionários do Senhor, precisamos de formação continuada. O Documento nos pede atuação firme na formação inicial, na formação permanente e também naquela formação que vai além dos muros das igrejas, através dos meios modernos de comunicação. 

O Documento Sinodal aponta os aspectos fundamentais da formação do discípulo missionário segundo o Documento de Aparecida. Seguir Jesus, somente é possível para quem O encontrou e foi de tal modo tocado por sua pessoa e mensagem, mudando a direção de sua vida, convertendo-se. Uma vez convertida, a pessoa necessita amadurecer no conhecimento e no amor, para seguir Jesus, percorrendo o caminho do discipulado. Neste caminho a pessoa descobre que não há vida cristã fora da comunidade, pois o ensinamento de Jesus aponta para a vida de comunhão que se transborda em missão, para gerar novos discípulos.

Agora estamos preparando mais uma avaliação da caminhada sinodal para percebemos o que foi realizado, o que estamos realizando e o que precisamos realizar para que a Arquidiocese de Juiz de Fora seja uma Igreja sempre em missão, assumindo o mandato de Jesus “Fazei discípulos meus” ( Mt 28,19). A avaliação acontecerá em todas as comunidades, paróquias e foranias nos meses de outubro e novembro.

 

Mons. Luiz Carlos de Paula
Pároco da Catedral

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video