Vigário e Diácono da Catedral celebram aniversário de ordenação

aniversario ordenacao pegaio diacwaldeciA comunidade paroquial da Catedral está em festa. Na sexta-feira, 29 de maio, o vigário paroquial, padre Antônio Pereira Gaio comemora 10 anos de sacerdócio e o diácono permanente Waldeci Rodrigues da Silva, celebra 9 anos de ordenação diaconal.

Para comemorar, o padre Gaio vai celebrar as missas de 12h e 18h, transmitidas direto da Catedral, o diácono Waldeci também participará. A Missa de 12h será transmitida pela WebTV “A Voz Católica” no Facebook e no Youtube e pela Rádio Catedral FM 102,3. A missa das 18h terá transmissão apenas pela WebTV “A Voz Católica”.

Pe. Gaio nasceu em Juiz de Fora. Foi ordenado diácono permanente em 1984. Após o falecimento de sua esposa foi convidado por Dom Gil para ser padre, dessa forma, sua ordenação sacerdotal aconteceu em 2010. Já atuou em diversas paróquias de Juiz de Fora: Bom Pastor, São Francisco de Paula (Torreões/ Monte Verde), Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Deus e Santo Antônio (Catedral).

“Para mim, ser padre é assemelhar-se ao Cristo, o servidor do Pai, para a santificação pessoal e a do povo de Deus, com zelo e amor aos irmãos e irmãs”.

Diácono Waldeci nasceu em Caratinga. Foi ordenado diácono permanente em 2011 e, desde então, atua na Catedral.

“Para mim, ser diácono é ser imitador de Cristo. É exercer a própria diaconia de Cristo Servo; sendo humilde, servo e servidor. O diácono, exercendo a tríplice missão (diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade), tem a graça de participar efetivamente das ações litúrgicas e do serviço do altar e ser instrumento para que a Palavra de Deus seja anunciada, sobretudo, no exercício de sua principal atividade que é a caridade. Ser diácono é voltar os olhos para os pobres, os humildes, aqueles que estão necessitando de alimento material e espiritual. É viver a dupla sacramentalidade, pois sendo casado, deve viver no amor e na fidelidade do seu matrimônio, assim como deve ser fiel ao seu ministério diaconal, que não é seu, mas do próprio Cristo”.

Ascensão do Senhor: Jesus permanece no meio de nós e a missão da Igreja é comunicar o seu Evangelho

AscensãoNa manhã do último domingo, 24 de maio, Solenidade da Ascensão do Senhor, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Santa Missa na Catedral de Juiz de Fora.

A Eucaristia, que lembrou ainda o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, foi concelebrada pelos Padres da Catedral, auxiliada por dois diáconos e contou com a participação de alguns comunicadores da Arquidiocese, convidados por Dom Gil, que representaram os profissionais e voluntários das Pastorais da Comunicação (Pascom) de toda a Igreja Particular de Juiz de Fora.

A celebração foi transmitida, ao vivo, pela Rádio Catedral, Web TV A Voz Católica e redes sociais da Catedral e marcou também o início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2020.

Dom Gil iniciou a Missa lembrando a canção “Não fiqueis tristes, eu vou partir, mas voltarei”. No Evangelho do dia Jesus disse: “Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”. (Mt 28, 19-20).

E Jesus cumpre essa promessa estando no meio de nós. “Este é um momento importantíssimo do Tempo Pascal e de toda a vida da Igreja. Jesus sobe, mas não se distancia, ele vai para o alto e permanece conosco. A gente celebra essa presença de Jesus Cristo, que nós encontramos de maneira tão expendida na Eucaristia, mas também de tantas outras maneiras de presença. Ele também está na igreja, está conosco”, explicou o pastor.

A Solenidade da Ascensão do Senhor marca também a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais. De acordo com Dom Gil, é também pela comunicação que a Igreja continua anunciando o Evangelho. “Por isso é dia das comunicações sociais, porque o Evangelho tem que continuar sendo comunicado. Jesus foi um comunicador do Pai para nós. Então, nós somos comunicadores, em nome dele, da sua mensagem. Por isso é importante a gente encontrar esse link do dia da comunicação com a mensagem de Jesus Cristo na Igreja.”

Dom Gil, que é o bispo referencial da Comissão para a Comunicação e Cultura do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou o trabalho importante e imprescindível, realizado pelos agentes das Pastorais da Comunicação, principalmente nesse momento de pandemia.

“Eu estou dizendo que este é o momento da Pastoral da Comunicação, Deus está suscitando, cada vez suscita uma pastoral. Essa pastoral tem seu lugar muito importante. Aquilo que não era feito antes da pandemia, está sendo feito agora de maneira extraordinária. Quero agradecer os pasconeiros, os profissionais da comunicação, não só na Igreja Particular de Juiz de Fora, mas de todas as igrejas, do nosso Regional Leste 2, de todo o Brasil. (Seu trabalho) é de levar o que acontece nas igrejas, já que o povo não pode ir às igrejas. Deus está te pedindo isso nessa hora”, afirmou o Arcebispo.

A mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2020 é sobre a narração, contar histórias. Em 24 de janeiro, memória de São Francisco de Sales, – padroeiro dos jornalistas e escritores -, o Santo Padre apresentou a mensagem com o título: “Para que possas contar e fixar na memória (Ex 10, 2). A vida faz-se história”. Clique aqui e leia a mensagem.

Clique aqui e confira mais fotos da Missa da Ascensão do Senhor.

Fonte: Site da Rádio Catedral de JF

Novenas de Pentecostes têm início nesta sexta-feira (22)

PentecostesEntre os dias 22 e 30 de maio, em preparação para a Festa de Pentecostes, duas novenas serão realizadas. O Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e na Renovação Carismática de Juiz de Fora (RCC) conduzirão programações on-line com início nesta sexta-feira.

No Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, o tema será “O Espírito Santo nos impulsiona à sinodalidade”. O objetivo é proporcionar reflexões catequéticas, aprofundamento, além da oração. A novena será divulgada, pelas manhãs, no Facebook, Instagram e Youtube do Seminário.

A novena da RCC terá como tema: “E todos ficaram cheios do Espírito Santo (At 4,31)”. A cada dia, todos são convidados a se unirem no Facebook, a partir das 20h. No final, o encerramento será feito com uma vigília de oração, ao vivo.

A Solenidade de Pentecostes é celebrada pela Igreja Católica cinquenta dias depois da Páscoa. Neste dia, os fiéis lembram o episódio bíblico em que Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos, reunidos no Cenáculo, em Jerusalém.

Fonte: site da Arquidiocese Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video