Solenidade de São Pedro e São Paulo
- Detalhes
- Segunda, 17 Junho 2013 23:10
Em junho, celebramos a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo. Ambos, seguidores de Cristo, apóstolos, mártires, mas com diferenças claras, como relata a escritura ( cf At 15; Gl 2, 11-14), porém unidos pelo Evangelho de Jesus Cristo. Eles proclamaram a Verdade e morreram por ela.
Eles foram martirizados em dias diferentes, mas deram o mesmo testemunho. Pedro e Paulo são duas colunas de sustentação da Igreja, que está edificada em cima do alicerce dos apóstolos. Assim nos diz Santo Agostinho: “Amemos a fé, a vida, os trabalhos, os sofrimentos, os testemunhos e as pregações destes dois apóstolos”.Louvamos por estes dois apóstolos que, de modos diferentes, glorificaram a Deus pela coroa do martírio.
Pedro, segundo diz a tradição, morreu crucificado de cabeça para baixo, não se julgando digno de morrer igual ao mestre Jesus. E Paulo foi morto pela espada. Eles passaram por grandes tribulações e lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro.
Ao participarmos dessa solenidade, devemos ser generosos, pois em todo o mundo é realizada uma coleta especial chamada de “Óbulo de São Pedro”, cujos resultados serão encaminhados a Roma para a manutenção das inúmeras obras de caridade da Igreja e para a ajuda às nações mais sofridas do mundo.
Nessa solenidade, lembramo-nos em especial do bispo de Roma, o papa Francisco, que teremos a alegria de receber em nosso solo, em julho, na Jornada Mundial da Juventude.
Louvamos a Deus por todos os batizados que, com entusiasmo, colocam suas vidas a serviço da evangelização. Que os apóstolos São Pedro e São Paulo intercedam por nós.
Padre José Domício F. da SilvaVigário paroquial