chamada blog

Festa do Batismo do Senhor

batismojesus“Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas” (cf. Is 42,6-7).

Perpassado as solenidades do Tempo do Natal, celebramos neste domingo a Festa do Batismo do Senhor, onde revela-se a identidade de Jesus Cristo e o início da sua missão para a instauração do Projeto de Salvação de Deus para com toda a humanidade. E é através do Batismo que somos inseridos a comunidade cristã, onde somos mergulhados na água, simbolizando a nossa sepultura e, ao se emergir, somos renascidos para o Cristo como novas criaturas.

A Primeira Leitura, retirada do Livro do Profeta Isaías (Is 42,1-4.6-7), o profeta anuncia a chegada do Servo escolhido por Deus, onde ele será designado a instaurar a justiça por toda a Terra, pois este Servo será manso, justo e humilde de coração. Em que ele não será abaterá enquanto a instauração da justiça seja concretizada. Pois assim diz o Senhor Deus: “Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas” (cf. Is 42,6-7).

No Evangelho de Lucas (Lc 3,15-16.21-22), concretiza a profecia dada pela de Isaías: Jesus Cristo, o Enviado de Deus inicia sua missão sendo batizado pelo maior de todos os profetas, João Batista. João Batista batiza com água, Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo e no fogo, pois ele que se encarnou traz a graça da salvação a todos, assim Deus aclama: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (cf. Lc 3,22c).

A Segunda Leitura extraída dos Atos dos Apóstolos (At 10,34-38), Lucas demonstra a exortação de Pedro sobre o início da missão que Jesus Cristo obteve através do seu Batismo, por João Batista, no rio Jordão. Ao relatar o anúncio da Boa Nova, por Jesus Cristo, Pedro deixa implícito que a missão que foi cabida ao Nazareno, estende-se a nós, por primeiro ao sermos conhecedores dos fatos. E, por segundo, como o próprio Cristo nos deu o exemplo de batizar, ou seja, “iniciar a missão”, cada um de nós batizado igualmente temos a missão em anunciar a Boa Nova da Paz, fazendo o bem e curando a todos que Deus coloca em nosso caminho. Afinal, Jesus “andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele” (cf. At 10,38b).

Enfim, que a Festa do Batismo do Senhor sejamos autênticos discípulos-missionários no Anúncio do Evangelho da Salvação; relembrar que através do Batismo do Jesus Cristo “a graça de Deus se manifestou trazendo a salvação para todos os homens” (cf. Tt 2,11). Logo, jubilosos aclamamos: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto” (cf. Sl 103,1-2a).

Saudações em Cristo!

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video