3 items tagged "papa francisco"

Resultados 1 - 3 de 3

A bênção, Papa Francisco!

Category: Blog
Criado em Segunda, 05 Agosto 2013 23:08

A presença do Papa Francisco no Brasil na Jornada Mundial da Juventude nos encheu de esperança e entusiasmo. O papa da simplicidade, de sorriso fácil, acolhedor e amigo dos mais pobres. O papa Francisco que acolheu, beijou e abençoou as crianças. Ele pediu licença para entrar em nosso país, em nossos lares e em nossos corações. A casa é sua; nós te amamos, peregrino da humildade!

 

“Ouro e prata não tenho, mas trago Jesus Cristo”. Tu nos recordas o essencial, que, às vezes, é invisível aos olhos. Estamos no Ano da Fé, tesouro que guardamos em vasos de argila. Papa Francisco, a tua presença renovou nossa Fé, Esperança e Caridade. O teu tom de voz serena de pastor e amigo nos ensina que Deus se deixa encontra na mansidão dos corações. Tu nos apontas um Cristo manso e humilde de coração.

A Páscoa com Francisco

Category: Blog
Criado em Quarta, 03 Abril 2013 16:46

Há menos de dois meses não imaginávamos nada. Tudo corria normalmente. Já pensávamos que a Quaresma e a Páscoa seriam sem muitas novidades. Mas Deus estava preparando outra coisa para a Igreja e para o mundo.

 

Como num susto, tomamos conhecimento de que o papa Bento XVI anunciara sua renúncia ao pontificado. Era dia 11 de fevereiro, pela manhã, segunda-feira de Carnaval, quase início do tempo quaresmal. A Igreja entrou em inesperado movimento, sabendo que, a partir do dia 28 daquele mês, a Sé de Pedro estaria vacante e que, no tempo oportuno, deveria ser convocado novo conclave. O colégio cardinalício não estava preparado com nomes indicativos.

 

A notícia foi tão bombástica que a imprensa internacional modificou suas pautas daí para frente e os jornais escritos, falados, televisivos e virtuais passaram a ocupar suas primeiras páginas com o assunto. Lindas coisas foram ditas, mas muitas notícias ruins sobre problemas na Igreja ocuparam grandes espaços; algumas reais, outras ampliadas ao gosto dos editores, outras injustas, pois não comprovadas.

O papa Francisco

Category: Blog
Criado em Quarta, 20 Março 2013 16:47

papa franciscoAinda vibram em nosso peito as alegrias provindas do Conclave tão esperado. À tarde daquela quarta feira, 13 de março, da quarta semana da Quaresma, chamada Semana Laetare (Semana da Alegria, por já vislumbrarmos a Páscoa), de forma inesperada, foi eleito o 266º Sucessor de Pedro na sede romana. A escolha de Deus, pela mediação humana dos cardeais, recaiu sobre o nome de dom Jorge Mário Bergoglio, arcebispo metropolitano de Buenos Aires, sem nenhuma previsão da mídia. Ele, surpreendentemente, escolheu o nome de Francisco, o primeiro da história de 2000 anos da Igreja.

 

Sobre Juiz de Fora, minutos após sua bênção Urbi et Orbe (para a cidade e para o mundo), depois de uma forte chuva, veio uma tarde maravilhosa de luz dourada, jamais vista, que a tudo iluminava quase misteriosamente. Parecia que Deus havia coberto toda a abóboda celeste de ouro brilhante. Não tive como não receber isto em meu coração como um particular presente de Deus para nossa cidade celebrar este momento santo e promissor da história da humanidade.