Catedral prepara programação especial para a Festa de Santo Antônio 2023

festa 2023 siteA preparação para a festa do nosso padroeiro já está a todo vapor. De 04 a 13 de junho, a Catedral celebra a Festa de Santo Antônio. Santo Antônio é o padroeiro da cidade de Juiz de Fora, da Catedral e também de toda a nossa Arquidiocese.

O tema da nossa festa esse ano é “Vivenciando com alegria o Ano Jubilar, Vocacional e Mariano”.

Nos dias 03 e 04/06, além de 10 a 13 de junho teremos barraquinhas. Confira os dias e horários de funcionamento:

- 03/06 (sábado): 17h às 21h – Festa Junina da Catequese

- 04/06 (domingo): 09h30 às 14h (só almoço: macarronada e refrigerante)

- 10/06 (sábado): 16h às 19h

- 11/06 (domingo): 07h às 14h e 16h às 22h

- 12/06 (segunda-feira): 18h às 21h

- 13/06 (terça-feira | feriado): 07h30 às 22h

No feriado de 13 de junho, as missas começam bem cedo, às 06h, e acontecem durante todo o dia a cada duas horas, (06h, 08h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h). Às 15h haverá uma carreata saindo do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio para a Catedral Metropolitana.

Neste dia também teremos distribuição de pães em todas as missas. Traga também o seu pão para ser abençoado ou faça a sua doação em nossa recepção.

Confira a programação completa da festa religiosa:

1º DIA: 04/06 (Domingo)
Abertura – Novena e Missa - 10h (Presidente: Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora / Dom João Justino de Medeiros Silva, Vice-presidente da CNBB e Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Goiânia / Pe. João Paulo)
Novena e Missa – 19h30 (Presidente: Pe. Luiz Vitório)

2º DIA: 05/06 (Segunda-feira)
Novena e Missa - 19h (Presidente: Pe. Gil Condé da Silva - Paróquia Bom Pastor / Pe. Elílio)

3º DIA: 06/06 (Terça-feira)
Novena e Missa - 19h (Presidente: Pe. Marcelo de Souza Magalhães - Paróquia Nossa Senhora do Rosário / Pe. Danilo)

4º DIA: 07/06 (Quarta-feira)
Novena e Missa - 19h (Presidente: Pe. Alessandro de Melo - Paróquia Santíssimo Redentor / Pe. Danilo / Pe. Sebastião – Arautos)

5º DIA: 08/06 (Quinta-feira – CORPUS CHRISTI, SOLENIDADE)
Novena e Missa - 10h (Presidente: Pe. João Paulo Teixeira Dias - Pároco da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora)

6° DIA: 09/06 (Sexta-feira)
Novena e Missa - 19h (Presidente: Pe. Lúcio Marcos Bento - Paróquia Nossa Senhora da Glória / Pe. Antônio Camilo)

7º DIA: 10/06 (Sábado)
Novena e Missa - 17h (Presidente: Pe. Leonardo José de Souza Pinheiro - Paróquia São Mateus / Pe. Luiz Vitório)

8º DIA: 11/06 (Domingo)
Novena e Missa - 10h (Presidente: Dom Gil Antônio Moreira / Pe. João Paulo)
Novena e Missa – 19h30 (Presidente: Pe. Luiz Vitório)

9º DIA: 12/06 (Segunda-feira)
Novena e Missa - 19h (Presidente: Pe. José Sávio Ricardo - Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora / Pe. Elílio) - 35º Aniversário de Dedicação da Catedral

13 de junho (Terça-feira) – Dia de Santo Antônio
Missa 06h - Pe. Nelson
Missa 08h - Dom Eduardo Benes
Missa 10h - Dom Eurico
Missa 12h - Pe. Elílio
Missa 14h - Pe. Vieslau (Igreja São Sebastião)
* 15h – Carreata saindo do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio para a Catedral Metropolitana
Missa 16h - Dom Gil Antônio
Missa 18h - Pe. Luiz Vitório
Missa 20h - Pe. João Paulo (Bênção das Padarias e dos padeiros)

** Escala de padres sujeita a alterações

Pentecostes: Celebração do envio para missão

pentecostes1Na Solenidade de Pentecostes, dia 28 de maio, Festa do Espírito Santo e da Igreja, o Arcebispo de Juiz de Fora presidiu a Missa das 10h na Catedral Metropolitana. Entre as intenções da celebração, destaque para ação de graças pelos aniversários de ordenação das duas primeiras turmas de diáconos permanentes e do grupo do Terço dos Homens da paróquia.

Ao longo da celebração Dom Gil explicou a beleza da data. Segundo ele, uma das festas mais importantes do ano litúrgico, que marca o início de um novo tempo. “O Espírito Santo domina todo o tempo pascal e, no encerramento desse tempo, celebramos a sua profusão; para mostrar que ele está conosco todo tempo, mas, em determinados momentos, ele se faz mais presente, ele nos dá mais força, ele vence aquilo que possa ser negativo”, afirmou o Pastor Arquidiocesano.

pentecostes2Na homilia, ele contou que ele pode tido como o aniversário da Igreja, que foi gestada pelo Espírito e agora, após a descida dele sob os apóstolos precisa ser propagada. “O tema central do Pentecostes é o envio. O Espírito que vem para animar o coração dos discípulos, e são enviados para anunciarem a ressureição e a grande graça de Deus, que faz o homem renunciar a força do mal, do pecado e, por fim, a força da morte”.

No momento do ofertório, um exercício de amor de caridade aos mais necessitados, com o grupo do Terço dos Homens apresentando as doações recebidas na campanha dos cobertores em prol das pessoas em situação de rua e doações de alimentos de fieis para o SOS Cristão.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

pentecostes3

Crianças da Catedral tem catequese com Arcebispo

DSCN8017Na tarde do último sábado (27), na véspera de Pentecostes, as mais de 150 crianças a adolescentes da catequese da Catedral de Juiz de Fora tiveram uma aula especial com Arcebispo Metropolitano.

Pelo segundo ano consecutivo, Dom Gil Antônio Moreira foi convidado pela coordenação da catequese para falar sobre temas importantes e atuais de nossa Igreja Particular. “Dessa vez falamos sobre o aniversário da arquidiocese que está completando 100 anos. Menino gosta de aniversário! Então, a gente explicou para eles o que é uma diocese, o que é uma arquidiocese, a missão de um bispo, dos padres, dos leigos e dos catequistas, etc, todas as missões que nós encontramos na diocese”, explicou o Pastor.

Com bastante didática, Dom Gil foi mostrando pinturas e santos que ilustravam um pouco do que ele falava. Além de buscar promover uma interação com os pequenos, que mantiverem os olhos atentos em tudo.

O momento também contou com a presença dos padres João Paulo Teixeira Dias, pároco da Catedral, Luiz Carlos Vitório, Vigário e responsável pela catequese paroquial e de pais dos jovens. “A presença dele é muito significativa, porque, de certa forma, marca; ele como pastor e nós como ovelhas. Vem ajudar as crianças a compreender os sentidos de todo esse acervo que temos aqui na Catedral”, comentou Pe. Luiz Carlos.

A Catequese da Catedral conta com 174 crianças e adolescentes. Começando com os chamados de Pequeninhos de Jesus, entre 4 e 6 anos e se estendendo aos de 14 e 15, turma da Crisma. Além disso, há uma turma de adultos com 11 pais de catequizandos.

Confira as fotos da tarde com as crianças.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video