Arcebispo de Juiz de Fora divulga orientações ao clero e transferências de padres

Design-sem-nome-22O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, divulgou um comunicado aos sacerdotes com orientações a respeito de questões pastorais e administrativas, no último final de semana. No comunicado, o Arcebispo dá indicações para a realização dos sacramentos nesta nova fase da pandemia, também de ações de compromisso com os pobres, além de divulgar transferências de padres.

Na introdução do texto, o Pastor recordou o contexto da Arquidiocese e explicou que sua carta é fruto de longas reflexões com conselhos e grupos auxiliares. Em seguida, manifestou votos de boa recuperação e louvor às pautas e iniciativas levantadas pelo Papa Francisco.

A respeito dos sacramentos, reiterou que eles podem ser realizados. Explicando as adaptações possíveis de cada sacramento especifico, frisou sempre a observação das normas de higienização, distanciamento e que evitem aglomerações.

Dom Gil tornou a lembrar da situação de crise econômica, inclusive dando exemplo da redução das côngruas do clero arquidiocesano, para assim pedir que o cuidado com os vulneráveis seja um compromisso prioritário assumido por todos.

Na ocasião, o Arcebispo comunicou algumas transferências de sacerdotes que tiveram que ser realizadas por motivos pastorais. Como já explicou em outros momentos, as mudanças acontecem para o atendimento de nossas paróquias e de outros setores da vida pastoral, no ideal da sinodalidade. Dentre os anúncios, Dom Gil agradeceu ao Padre Luciano Bonato por seu serviço. “Sirvo-me da ocasião para agradecer ao Padre Luciano seu longo e bom trabalho pastoral, tornando-se agora emérito por ter completado 75 anos de idade em 8 de abril passado”.

Por fim, Dom Gil Antônio deixou uma mensagem de agradecimento ao clero por sua contribuição. “Gestos bonitos de compreensão e corresponsabilidade exemplares têm sido observados e merecem nosso sincero louvor e aplauso”, escreveu ele.

Clique aqui e confira a Carta do Arcebispo na íntegra.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Live Sinodal da Comunicação acontece a partir dessa quarta-feira (21)

Design-sem-nome-23Nesta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22 de julho, será realizada a ‘live’ sinodal “Redes de Comunicações”. Mais um encontro formativo promovido pela Comissão Ampliada para o 2º Sínodo Arquidiocesano, com transmissão pelas redes sociais da Arquidiocese, a partir das 19h30.

A formação foi dividida em duas noites por se tratar de um tema bastante abrangente. Na ocasião, diversos jornalistas, padres e agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) estarão falando sobre comunicação na história da Igreja, na Arquidiocese e no trabalho pastoral.

Com apresentação do Secretário do Sínodo, Padre Vanderlei Santos de Souza, a ‘live’ visa ser um momento de reflexão sobre os meios de comunicação, seus usos, o trabalho da Pascom e também proporcionar conhecimento sobre suas potencialidades.

Será um momento de grande importância na caminhada arquidiocesana, com presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, do Vigário Episcopal para a Comunicação, Padre Antônio Camilo de Paiva e do Secretário-executivo de Pastoral e Coordenador do II Sínodo, Padre Everaldo José Sales Borges.

Além dos missionários sinodais, a transmissão será voltada para os fieis, os padres e os agentes da Pascom, mas todos interessados podem acompanhar; para isso, bata acessar o Facebook ou o YouTube da Arquidiocese, a partir das 19h30.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Assinaturas do "Deus Conosco - dia a dia" já podem ser realizadas

assinatura renovacao deus conoscoA Catedral já está fazendo e renovando a assinatura anual do litúrgico diário "Deus Conosco - dia a dia" para o ano de 2022.

Trata-se de um livreto editado mensalmente, no qual o leitor encontra os textos das missas para cada dia. O roteiro das celebrações obedece ao calendário previsto no Missal Romano. As leituras bíblicas são extraídas dos lecionários oficiais editados pela CNBB. As introduções, as preces dos fiéis e os comentários são elaborados pelos missionários redentoristas.

O valor da assinatura é R$50 (cinquenta reais) e o pagamento deve ser realizado até 25 de setembro. A assinatura só é confirmada mediante o pagamento.

Os interessados devem efetuar a assinatura na recepção paroquial, de segunda a sexta, das 07h30 às 18h30, ou no sábado das 07h30 às 11h30.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video