OTC celebra festa de Santa Teresinha na Catedral

Santa-Teresinha-do-Menino-Jesus3No próximo sábado, 02 de outubro, a Ordem Terceira do Carmo e fiéis da Catedral celebram a festa em honra a Santa Teresinha do Menino Jesus, conhecida popularmente como “a santa das rosas”.

A grande festa de Santa Teresinha na Catedral, acontecerá às 09h, com missa presencial respeitando o limite de 50% da capacidade da igreja. Também teremos transmissões pelo Facebook e YouTube da WebTV A Voz Católica.

Conheça a história de Santa Teresinha

Maria Francisca Teresa Martin nasceu em Alençon, França, no dia 02 de janeiro de 1873. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais, Luís e Zélia, tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina).

Ficou órfã de mãe aos quatro anos, e aos 15, ingressou no Carmelo de Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII, onde passou a ser chamada Irmã Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Morreu de tuberculose, em 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos, depois de prometer uma chuva de rosas: “Uma chuva de rosas mandarei sobre a terra, graças de amor ao meu Senhor, flores do Coração”. É por este motivo que em sua imagem, Santa Teresinha traz junto com a cruz, várias rosas.

Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. Foi beatificada em 1923, canonizada em 17 de maio de 1925 e declarada patrona das missões em 1944. Em 19 de outubro de 1997, foi proclamada Doutora da Igreja.

Encontros presenciais da catequese e de outros grupos de formação religiosa ou de pastoral não serão retomados este ano na Catedral

comunicado

Informamos que, após reunião da Equipe Paroquial da Catedral, ficou decidido que este ano ainda não retornaremos com os encontros presenciais da catequese e de outros grupos de formação religiosa ou de pastoral.

De acordo com o administrador paroquial da Catedral, padre José de Anchieta Moura Lima, a decisão foi tomada depois de apontamentos feitos com relação ao momento delicado pelo qual toda a sociedade ainda está passando. "As novas orientações serão discutidas e definidas a partir de fevereiro de 2022", completa.

Arcebispo se pronuncia sobre retorno de reuniões presenciais na Arquidiocese

reunioes-Tendo em vista as últimas determinações das autoridades públicas referentes aos protocolos de enfrentamento e prevenção à covid-19, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, estabeleceu, desde o último final de semana, o retorno dos encontros presenciais da catequese e outros grupos de formação religiosa e pastoral.

O Arcebispo enviou um comunicado ao clero autorizando os administradores paroquiais a realizarem o retorno de reuniões, desde que estejam de acordo com as normas de cada uma das 37 cidades que compõem a Arquidiocese e sejam tomados os cuidados necessários para evitar contaminações, como uso de máscaras, higienização, distanciamento e ausência de contato físico.

“Nossos encontros sejam marcados pela alegria e pela feliz ação de graças a Deus, que vai nos possibilitando a superação da pandemia”, indicou o Pastor na mensagem.

Clique aqui e confira o comunicado do Arcebispo.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video