Jubileu de Prata de Dom Gil Antônio é celebrado neste sábado (19)

Dom-Gil-Santos-OleosAmanhã (19) acontece a grande celebração do Jubileu de Prata de Dom Gil Antônio Moreira. A Missa Solene de Ação de Graças acontecerá na Catedral Metropolitana, às 9h. São esperados centenas de fiéis para a festividade, que reunirá todo clero arquidiocesano e contará com mais de 10 bispos convidados.

O Cardeal e Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer presidirá a Eucaristia que recordará cada marco da trajetória episcopal de 25 anos de nosso Pastor Arquidiocesano. O momento é um reconhecimento pelo serviço prestado à Igreja e também a valorização da figura do pastor. “O papel do bispo vai além da administração, sendo uma presença viva de ensino e orientação. Ele tem o múnus de ensinar, governar e corrigir. Sua presença é uma fonte de alegria e uma oportunidade de renovação da fé para todos nós”, expressou o Vigário para a Comunicação e Reitor do Seminário, Padre Antônio Caminho de Paiva.

Conforme o Código de Direito Canônico, “os bispos são sucessores dos apóstolos, constituídos para serem mestres da doutrina, sacerdotes do culto sagrado e ministros da governação (Cân. 375). Como legítimo sucessor dos Apóstolos, o Bispo tem a função de confirmar os irmãos na fé e mantem a comunhão desta porção do povo de Deus com toda à Igreja Católica e com o Papa.

Sua figura é tida como presente e acolhedor por diversos padres e fiéis, entre eles Padre José Crispim Filho, Administrador das Paróquias de Santa Rita de Ibitipoca e Santa Ana do Garambéu. “Ele nunca mediu esforços para estar presente nas nossas festas religiosas, nos nossos eventos, e ele sempre foi com muita alegria também nas crismas, sempre que ele pôde estar presente, ele se fez presente, isso é muito importante, isso nos ajuda muito na nossa missão pastoral. E também a disposição que ele tem para nos atender nas conversas quando nós precisamos; é só dizer a ele rapidinho, ele marca um horário e nos atende com muito carinho, então eu tenho muita alegria de ter ele como pastor desta Igreja”, contou o sacerdote em entrevista.

Para o Padre Jorge Luis Duarte, Administrador Paroquial da Paróquia Universitária Nossa Senhora de Fátima, que tem um contato próximo com ele no Seminário Santo Antônio e foi ordenado por ele, o cuidado de Dom Gil com o crescimento e a formação da vocação sacerdotal se destaca. “Nós vemos esse cuidado de pastor que ele tem dentro do seminário, nas reflexões, todas as quartas-feiras de manhã, nas missas, sempre direcionando o caminho vocacional dos seminaristas, sempre trazendo também muito presente o sentido espiritual, que é uma marca muito profunda dele”, explicou.

Questionado sobre suas realizações, Dom Gil respondeu, recentemente, não com uma grande lista, mas com gratidão por tudo que o Senhor o abençoou. “Os dois sínodos e as inúmeras iniciativas pastorais, espirituais, comunitárias e administrativas que essa linda Igreja tem me proporcionado são para mim um grande, um enorme presente que Deus me tem oferecido, não obstante minhas grandes fragilidades, minha pequenez que conta apenas com minha fé inabalável, minha boa vontade e minha confiança total no Senhor”.

Além da Missa Solene de Ação de Graças na Catedral de Juiz de Fora, às 9h, Dom Gil celebrará na sua cidade natal no dia seguinte, no mesmo horário, na Matriz São Bento. A igreja fica na Praça São Bento – Centro, em Itapecerica (MG).


Conhecendo o Bispo

Suas datas:

– Nasceu em 09/10/1950
– Ordenado sacerdote em 18/12/1976
– Sagrado bispo em 16/10/1999
– Empossado em Juiz de Fora em 28/03/2009

Curiosidades:

– Mineiro de Itapecerica;
– É o segundo filho de oito irmãos, entre os quais Padre João Luiz Moreira;
– Entre os anos 1997 e 1999, foi Subsecretário-Geral da CNBB, em Brasília (DF), ao lado de Dom Raymundo Damasceno Assis, Secretário-Geral;
– Lema: Scis Amo Te (Senhor, sabes que Te amo);

Responde atualmente: É Vice-Presidente da Comissão para os Bens Culturais da Igreja no Regional Leste 2 e Assistente Espiritual Nacional do Terço dos Homens, bispo referencial indicado pela CNBB.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video