Nota de esclarecimento sobre a utilização da imagem do Arcebispo em propaganda eleitoral
- Detalhes
- Terça, 24 Setembro 2024 17:12
Nos últimos dias, a imagem do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, foi utilizada por um dos candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora durante a propaganda eleitoral gratuita. Apesar de abordar um assunto importante para a Igreja – a defesa da vida e a contrariedade à legalização do aborto -, a Arquidiocese de Juiz de Fora vem a público pedir aos postulantes a cargos municipais que não utilizem as mensagens previamente gravadas pelo Pastor Arquidiocesano, que não participa de campanhas nem se envolve na política eleitoral.
O documento recorda a posição da Igreja e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de que “ao clero não é permitido participar de processos eleitorais”, espaço que deve ser ocupado pelos fiéis leigos. Confira a íntegra da nota:
NOTA DA ARQUIDIOCESE DE JUIZ DE FORA SOBRE A INTRODUÇÃO DA IMAGEM E DA VOZ DO ARCEBISPO EM PROPAGANDA ELEITORAL
A Arquidiocese de Juiz de Fora, diante da utilização de áudio e vídeo em que o seu Arcebispo, legitimamente, divulga a doutrina da Igreja sobre o direito à vida, contra a prática do aborto, declara que o Arcebispo não participa de campanhas nem se envolve na política eleitoral. Na oportunidade, gentilmente, pede aos candidatos que, em suas respectivas propagandas, não incluam sua imagem e nem suas mensagens, mesmo quando disponibilizadas na mídia em outro contexto.
É importante reiterar a posição da Igreja e da CNBB de que ao clero não é permitido participar de processos eleitorais. Contudo, a Igreja Católica, consciente de que a Política pode ser um dos meios mais elevados de se praticar a fé e a caridade, incentiva seus fiéis leigos a concorrerem a cargos eletivos, defendendo os princípios morais e éticos da Igreja, bem como a liberdade religiosa.
A todos os candidatos, o Arcebispo envia sua bênção, e pede a Deus que aqueles que forem eleitos pelo voto livre e democrático sejam iluminados para governarem com justiça, dignidade e paz, na busca sincera do bem comum.
Juiz de Fora, 24 de setembro de 2024
Memória litúrgica da Beatíssima Virgem Maria das Mercês
Assessoria de Comunicação da
Arquidiocese de Juiz de Fora
“Rezem por todos os que estão investidos de autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e honestidade.” (1Timóteo 2, 2)
Clique aqui e baixe a nota de esclarecimento.
Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora