chamada blog

O Ser é Luz e Amor

shutterstock 145918109-752x440O ser humano traz uma luz dentro de si, que lhe permite conhecer, discernir e orientar-se. É o reflexo da Luz incriada no seu interior. Ela brilha e aquece, e quer dissipar as trevas da mente e a frieza do coração. O principal obstáculo a ser vencido pela Luz é o egoísmo. Por ele, nós nos fechamos em nosso pequeno mundo, fantasioso e inconsistente; deixamos de olhar para a Fonte, que é Deus. Fechamo-nos em nossas trevas e em nossa frieza. Sofremos porque nos afastamos da Luz e ocultamos a sua luz em nós.

Deus é o Ser originário e incriado. É o Infinito do qual sentimos saudades. Ele nos criou para que o busquemos livremente, cada vez mais, com a ajuda indispensável da sua graça e do seu amparo, a fim de participarmos de sua vida luminosa e amorosa – vida feliz! Todo o universo criado é resposta pequena demais para o espaço infinito que constitui o nosso espírito. Desejamos, consciente ou inconscientemente, a Realidade verdadeira. Só Deus e nossa transformação em Deus podem saciar-nos.

O Ser originário, que é Deus, afirma-se três vezes, sem divisão nem cisão. Evidentemente, ele se afirma como Ser originário. Mas ele não é um ser originário opaco; por isso, afirma-se como Ser que se conhece (e em si conhece todos os entes criados). Ele não é nem mesmo um ser indiferente; por isso afirma-se como Ser que se ama (e em si ama todos os entes criados). Eis a Trindade em Deus: a expressão eterna do conhecer de Deus é o Verbo ou Filho; a expressão eterna do amar de Deus é o Espírito Santo; a origem eterna das duas expressões é o Pai! Deus é (cf. Ex 3,14) luz (cf. 1Jo 1,5) e amor (cf. 1Jo 4,16)! Podemos dizer que o é está para o Pai, a luz para o Verbo e o amor para o Espírito Santo.

O ser humano se diminui quando se fecha ao Ser originário, Uno e Trino. Esse fechamento é a queda, com todas as suas consequências de dor e sofrimento. Ao contrário, o ser humano engradece-se quando se abre ao Ser originário, Uno e Trino. Essa abertura permite que o Ser originário o preencha com sua Imensidade, acenda em nele a sua Luz e derrame sobre ele o seu Amor. Assim, Deus nos levanta, transforma e dá-nos a sua Vida feliz, já agora!


Pe. Elílio de Faria Matos Júnior
Vigário paroquial da Catedral

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video