chamada blog

Vocações

vocacoes
No mês de agosto, a Igreja Católica reflete a variedade de vocações. São vocações de leigos e leigas engajados nos mais variados ministérios e serviços, que sentem que vale a pena trabalhar para realizar o projeto de Deus nos espaços da sociedade humana. Os religiosos e religiosas são homens e mulheres que buscam dar uma resposta radical ao chamado de Deus na vida religiosa, para concretizar alguma característica marcante do evangelho.

Há também os que, sentindo em seu coração a voz suave de Jesus, respondem generosamente a seus apelos e seguem
a vocação sacerdotal para, dessa forma, colocar toda a sua vida a serviço da comunidade para evangelizá-la, santificá-la e servi-la no exercício do múnus sacerdotal, como participação do único sacerdócio de Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, o grande Evangelizador e carinhoso Pastor de todo o rebanho.

O Senhor continua chamando e ainda hoje Cristo caminha pelas nossas cidades e ruas, pelas nossas famílias e escolas,
pelos nossos bairros e campos e pelas comunidades. Os novos mares da Galileia e as novas bancas de Mateus são as atitudes da vida moderna e os desafios da sociedade contemporânea. Os pescadores de então, que se chamavam Pedro, Tiago, João e outros, são os jovens de hoje inseridos em novos empregos, afazeres e mentalidades. Porém uma coisa é certa: todos os de ontem e os de hoje recebem um apelo, que sai do coração palpitante do Deus Amor que
convida, chama e faz propostas.

Realizar-se é buscar felicidade e esta só se encontra no acerto da própria vocação, de tonalidades diferentes, é verdade, mas sempre algo a marcar a vida em sua profundidade existencial.

É importante que neste mês, de modo especial, possamos nos comprometer com a vivência da nossa vocação e rezarmos intensamente pelas vocações, seguindo o pedido de Jesus: “Enviai, Senhor, operários para a messe, pois a messe é grande e os operários são poucos.” (Mt 9, 38)

Monsenhor Luiz Carlos de Paula
Pároco da Catedral

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video