Pároco da Catedral receberá o Título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora

Padre-e-diaconosPadre João Paulo Teixeira Dias, Pároco da Catedral, receberá o Título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora em solenidade legislativa prevista para o dia 18 de junho, às 19h30, na Câmara Municipal. A honraria tem como objetivo o reconhecimento de pessoas nascidas fora do município, que em algum momento desempenharam atividades que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento local.

Atual Pároco da Catedral e Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Juiz de Fora, o sacerdote de natural da cidade de Viçosa. Ele mudou-se para Juiz de Fora em janeiro de 2001, estudando para prestar o vestibular, até então visando entrar no curso de Bioquímica na Universidade Federal.

Seu despertar vocacional começou neste mesmo ano, quando na festa de Corpus Christi, conheceu o Padre José Maurício de Paula, que então trabalhava na Paróquia São Geraldo, no Bairro Teixeiras, e este o convidou a conhecer o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Ele aceitou, participou do DIVES e reconheceu sua vocação.

Desde que aceitou o chamado do Senhor, Padre João Paulo “busca agir de maneira digna e exemplar, representando os valores e ideais da comunidade que o honrou”, comentou ele.

Diversos membros do clero da arquidiocese serão homenageados pela Câmara de Juiz de Fora com “Moção de Aplauso”

Na segunda quinzena de maio, a Câmara Municipal de Juiz de Fora divulgou que diversos membros do clero da Arquidiocese de Juiz de Fora receberão uma “Moção de Aplauso” por se dedicarem pelo bem dos mais necessitados, por meio da Palavra de Deus.

A iniciativa partiu da vereadora Kátia Franco, sendo aprovada pelos demais parlamentares no último dia 20 de maio. Em seu pedido, a vereadora destacou ações que exemplificam a importância dos padres. “Queremos agradecer aos representantes de Deus aqui na Terra, dentre tantos outros, mas que se destacaram em Juiz de Fora, tanto nas campanhas para ajudar os mais pobres, atendendo aos chamados dos corações aflitos, consolando famílias enlutadas e celebrando, com alegria matrimônios e aniversários”.

Uma moção de aplauso serve para parabenizar algo ou alguém, considerando que suas realizações contribuem com o crescimento e desenvolvimento do município. Após a aprovação do documento, é realizada uma solenidade legislativa com a presença dos homenageados; tal cerimônia está prevista para o dia 18 de junho, às 19h30. Ao todo serão 29 homenageados: 24 padres, quatro diáconos e o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

Conheça os nomes dos homenageados:

Dom Gil Antônio Moreira
Padre Antônio Camilo de Paiva
Padre Leandro de Senna Monaia
Padre Danilo Celso de Castro
Padre José Maurício de Paula
Padre Nelson Augusto de Oliveira
Padre Sebastião Alves dos Santos, EP
Padre José Arlindo de Sales, PODP
Padre Elílio de Faria Matos Júnior
Padre João Paulo Teixeira Dias
Padre Wellington Guimarães da Silva
Padre João Francisco Batista da Silva
Padre Luiz Carlos Vitório
Padre Anderson Monteiro de Rezende, PODP
Padre Gerardo Cabada Castro, SJ
Padre Leonardo José de Souza Pinheiro
Padre Carlos Augusto Alves dos Santos (Povo de Deus)
Padre Daniel de Barros Santos
Padre José Elissandro Santos de Santana, sss
Padre Jesus Mateus de Oliveira, sss
Padre David José Reis
Padre Tarcísio Marcelino Ferreira Monay
Padre Jorge Luis Duarte
Padre Renato Alves Rodrigues
Padre Ronny Moreira de Oliveira
Diácono Antônio Valentino da Silva Neto
Diácono Waldeci Rodrigues da Silva
Diácono João Roberto da Silva
Diácono Manoel Pedro da Silva Júnior

* Com informações do site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Catedral prepara programação especial para a Festa de Santo Antônio 2024

santo antonio siteA preparação para a festa do nosso padroeiro já está a todo vapor. De 04 a 13 de junho, a Catedral celebra a Festa de Santo Antônio. Santo Antônio é o padroeiro da cidade de Juiz de Fora, da Catedral e também de toda a nossa Arquidiocese.

O tema da nossa festa esse ano é “Santo Antônio: Testemunha da Eucaristia”.

Nos dias 07, 08, 09 e 13 de junho teremos barraquinhas. Confira os dias e horários de funcionamento:

- 07/06 (sexta-feira): logo após a missa das 19h

- 08/06 (sábado): logo após a missa das 17h

- 09/06 (domingo): de 08h às 21h

- 13/06 (quinta-feira): de 08h às 22h

No feriado de 13 de junho, as missas começam bem cedo, às 06h, e acontecem durante todo o dia a cada duas horas, (06h, 08h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h). Às 15h haverá uma carreata saindo do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio para a Catedral Metropolitana.

Neste dia também teremos distribuição de pães em todas as missas. Traga também o seu pão para ser abençoado ou faça a sua doação em nossa recepção.

Confira a programação completa da festa religiosa:

1º DIA: 04/06 (Terça-feira)
Novena e Missa – 19h (Presidente: Pe. Anchieta)

2º DIA: 05/06 (Quarta-feira)
Novena e Missa - 19h (Presidente: Pe. Luiz Vitório)

3º DIA: 06/06 (Quinta-feira)
Novena e Missa - 19h (Presidente: Mons. Luiz Carlos)

4º DIA: 07/06 (Sexta-feira)
Novena e Missa - 19h (Presidente: Pe. Pierre)

5º DIA: 08/06 (Sábado)
Novena e Missa - 17h (Presidente: Pe. João Paulo)

6° DIA: 09/06 (Domingo)
Novena e Missa - 10h (Presidente: Dom Gil)
Novena e Missa - 19h30 (Presidente: Pe. João Paulo)

7º DIA: 10/06 (Segunda-feira)
Novena e Missa - 19h (Presidente: Pe. Luiz Eduardo)

8º DIA: 11/06 (Terça-feira)
Novena e Missa - 19h (Presidente: Pe. Lélis)

9º DIA: 12/06 (Quarta-feira)
Novena e Missa - 19h (Presidente: Dom Eduardo) - 36º Aniversário de Dedicação da Catedral


13 de junho (Quinta-feira) - Dia de Santo Antônio - Missas festivas com bênção e distribuição de pães

Missa 06h - Pe. Nelson
Missa 08h - Pe. Camilo
Missa 10h - Pe. José Maurício
Missa 12h - Pe. João Carlos
Missa 14h - Pe. Danilo
* 15h – Carreata saindo do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio para a Catedral Metropolitana
Missa 16h - Dom Gil Antônio / Pe. João Paulo
Missa 18h - Pe. Wellington
Missa 20h - Pe. José Arlindo

** Escala de padres sujeita a alterações

Festa da Eucaristia reúne milhares de católicos da Forania Santo Antônio

DSCN8446A forania Santo Antônio se reuniu, na tarde e noite da última quinta-feira (30), para celebrar a Solenidade de Corpus Christi. Padres, diáconos e seminaristas das paróquias da forania estiveram presentes em Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, realizada na praça da Igreja Matriz do Bom Pastor.

A celebração reuniu milhares de fiéis que fizeram questão de manifestar sua fé, mesmo com o frio. “[O que motiva] é a fé, sentir Deus mais perto da gente e a paz que isso traz pra gente e pra nossa família também”, contou Graciele Magina, paroquiana da Catedral que foi acompanhada de sua mãe.

Como ser esperado foram recebidos mais católicos do que no ano anterior, estima-se que mais de 20 mil pessoas participaram. Para isso, foi montada uma estrutura para que os fiéis também pudessem acompanhar a Missa dentro da igreja, por meio de um telão.

Após a Eucaristia, o Santíssimo Sacramento saiu às principais ruas da cidade, abençoando a todos, seguido pela multidão de católicos, crianças, jovens, famílias, idosos, com velas nas mãos, cantando e louvando ao Senhor.

Durante o cortejo, foram feitas as três tradicionais paradas para benção; neste ano com uma diferença, os padres da Santa Casa de Misericórdia e do Cenáculo São João Evangelista, agora Santuário Eucarístico, estiveram com o ostensório na porta dos templos para abençoar o povo. Ao chegarem no interior da Catedral, um momento de adoração foi feito e uma bênção universal foi dada pelo Arcebispo à toda a Igreja.

DSCN8301-300x225Vale lembrar que a celebração foi revestida de maior destaque devido ao Ano Eucarístico Arquidiocesano que está sendo vivida em toda a Igreja Particular com o tema “Fazei de nós um só corpo e um só espírito”. “Essa festa que foi um momento muito importante da celebração deste ano eucarístico. Tivemos a oportunidade de fundar o santuário Eucarístico Arquidiocesano, entregue as irmãs do Santíssimo Sacramento e aos padres sacramentinos, e, aqui, nesta procissão que teve mais ou menos 30 mil pessoas, vindo de várias partes de Juiz de Fora, nós podemos cantar com alegria, com muita exultação, o povo elevando a Deus, o agradecimento pelo aniversário diocesano e pela Eucaristia que Jesus nos deu e nos dá todos os dias”, afirmou Dom Gil.

Você pode conferir mais fotos deste importante momento: clicando aqui.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video