Dia de Finados é celebrado na Catedral

finadosDuas datas importantes abrem o mês de novembro. No dia 1º, terça-feira, a Igreja celebra o Dia de Todos os Santos. Na quarta-feira, feriado, o Dia de Finados. A data é um convite para que as pessoas se lembrem dos seus entes queridos, não só com saudades, mas, sobretudo, com esperança e com a certeza da ressurreição.

Na Catedral, os fiéis poderão rezar pelos seus entes já falecidos em cinco horários de missas, às 07h, 08h30, 10h, 16h e 19h.

Origem da data

Os cristãos rezavam e se lembravam dos falecidos desde o século I. Porém, o Dia de Finados nasceu em 998, com um decreto da Abadia de Cluny, o maior mosteiro da cristandade medieval, determinando que os monges sob sua jurisdição fizessem a comemoração festiva de todos os fiéis defuntos no dia 2 de novembro. A data escolhida foi pensada por suceder a Festa de Todos os Santos, comemorada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro.

II Seminário de Bens Culturais aborda “captação de recursos para reforma, conservação e restauro”

Imagem-siteA Arquidiocese de Juiz de Fora, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), promove neste ano seu II Seminário de Bens Culturais. O evento, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, abordará o tema “Captação de recursos para reforma, conservação e restauro”.

O evento será realizado no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana de Juiz de Fora. Os responsáveis pelas palestras serão os membros da Secretaria Estadual e do Iepha. Entre os temas a serem abordados estão “Bens materiais e imateriais e sua proteção”, “Leis de Incentivo”, “ICMS Cultural” e “Captação de Recursos”.

As inscrições para o II Seminário de Bens Culturais já estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de novembro pelo site da Arquidiocese de Juiz de Fora (clique aqui). O investimento é de R$ 150 para aqueles que se inscreverem até 21 de outubro e de R$ 200 depois deste dia.

Lembrando que as inscrições só serão confirmadas mediante o envio do comprovante de pagamento. Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp (32) 99929-7435 ou do e-mail ‘O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.’. Confira, abaixo, a programação completa e os dados bancários para a efetivação da inscrição.

Programação

Dia 17 de novembro – Quinta-feira
17h – Credenciamento
18h – Abertura – Celebração Eucarística
19h30 – Palestra “Bens materiais e imateriais e sua proteção”

Dia 18 de novembro – Sexta-feira
8h – Credenciamento
9h – Palestra “Leis de Incentivo”
10h30 – Coffee Break
11h – Palestra “LAB e Lei Paulo Gustavo”
12h30 – Almoço
14h – Palestra “Economia Criativa”
15h30 – Coffee Break
16h – Palestra “Turismo Cultural e suas influências”
17h30 – Palestra “Inserção de Projetos na Plataforma Digital”

Dia 19 de novembro – Sábado
8h – Palestra “ICMS Cultural”
9h30 – Palestra “Captação de Recursos”
10h45 – Coffee Break
11h15 – Palestra “Prestação de Conta”
13h – Encerramento

Investimento

Inscrições até 21 de outubro: R$ 150 (cento e cinquenta reais)
Inscrições de 22 de outubro a 15 de novembro: R$ 200 (duzentos reais)

*A taxa de inscrição NÃO inclui hospedagem e alimentação.

**O pagamento pode ser feito por Pix ou transferência bancária.

***O comprovante de pagamento deve ser enviado para o WhatsApp (32) 99929-7435.

**** As inscrições só serão confirmadas após o envio do comprovante de pagamento. Portanto, é preciso ficar atento aos prazos.

Dados para pagamento da taxa de inscrição:

– PIX:
CNPJ – 21.606.025/0001-03

– Transferência bancária:
Conta Corrente
Agência: 3029
CC: 1003-1
Operação: 003
CNPJ: 21.606.025/0001-03

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Evento da Pascom Arquidiocesana tem inscrições prorrogadas

prorrogadasUma semana a mais. Esse é o prazo que apaixonados por comunicação tem para se inscrever no Encontro Arquidiocesano da Pascom. O evento acontece no primeiro sábado de novembro, no prédio da Cúria Metropolitana, a partir das 8h.

A programação conta com a participação do Coordenador Nacional da Pascom, Marcus Tullius; e do Padre Arnaldo Rodrigues, da Arquidiocese do RJ, que falará sobre os desafios atuais da Comunicação Eclesial. Ainda haverá um workshop sobre redes sociais. Nele, aprenderemos a utilizar de forma mais profissional as ferramentas que as redes nos oferecem.

O investimento é de R$ 70 por pessoa. O valor, que inclui café da manhã, almoço e lanches, poderá ser pago pelas paróquias na Tesouraria da Cúria Metropolitana, juntamente com o acerto do balancete. Para se inscrever basta acessar o seguinte formulário (clique aqui).

As inscrições terminam na próxima terça-feira, dia 1º de novembro.

Mais informações:

(32) 3229-5460

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video