Cerimônias da Sexta-feira Santa lembram Paixão e Morte de Cristo

acaoliturgicaNa última Sexta-feira Santa, 14 de abril, a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora sediou duas cerimônias: a Solene Ação Litúrgica das 15h, horário em que Cristo morreu crucificado, e o Descendimento da Cruz, à noite. Ambas as celebrações foram conduzidas pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e contaram com a presença dos padres da Catedral.

A Ação Litúrgica começou com a prostração dos religiosos diante do altar, momento em que se deitaram no chão, de bruços, lembrando a hora exata da morte do Senhor. Logo após, houve Liturgia da Palavra, Oração Universal e Adoração à Santa Cruz, seguida da Comunhão Eucarística. No fim da cerimônia, os fiéis presentes puderam dar o tradicional “beijo na Cruz”.

Durante sua homilia, Dom Gil afirmou que “quando recebemos o pão consagrado, não recebemos o Cristo morto, mas o Cristo ressuscitado que nunca mais morrerá”. O arcebispo ainda explicou que a cerimônia das 15h é pascal, pois representa a Páscoa de Cristo, o verdadeiro cordeiro, que foi imolado na cruz. “Cristo morreu no momento em que o povo de Israel estava sacrificando os cordeiros para a páscoa. Todo mundo estava em clima de festa em casa, todas as famílias estavam reunidas, não estavam nem ligando para aquilo que estava acontecendo nas ruas. Mas nas ruas estava acontecendo algo de grande importância. Enquanto aquele cordeiro sacrificado pelas famílias era apenas um símbolo, aqui está o verdadeiro cordeiro. Aquele que morre, mas depois vai passar da morte para a vida”.

sermaoNa celebração do Descendimento da Cruz, à noite, Dom Gil também foi o responsável pelo sermão que levou os presentes a refletirem sobre a paixão e morte do Senhor. Em sua fala, o arcebispo lembrou as sete frases ditas por Cristo antes de morrer na cruz e associou o sofrimento de Jesus e Maria à vida dos encarcerados das penitenciárias de Juiz de Fora e suas famílias.

Após o Sermão do Descendimento, os milhares de fiéis que compareceram à cerimônia acompanharam a Procissão do Enterro, que percorreu as ruas do Centro da cidade. “Com isso, nós damos um sinal a Deus de que reconhecemos o grande dom de amor que Ele tem para com a humanidade, dando o Seu Filho para morrer por nós. Acompanhando a imagem do Senhor Morto, nós acompanhamos então a imagem do amor, Aquele que deu a vida por nós”, afirmou Dom Gil.

A procissão com as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores retornou à Catedral, onde ficaram expostas para veneração.

Clique aqui e confira as fotos da Solene Ação Litúrgica e aqui para ver as imagens da cerimônia de Descendimento da Cruz e da Procissão do Enterro.

Fonte: Assessoria Arquidiocese JF

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video