Dom Gil celebra missa com peregrinos da JMJ 2016 na Catedral

DSC05676 800x588Na última quinta-feira, 11 de agosto, o arcebispo Dom Gil Antônio Moreira celebrou uma missa em Ação de Graças com os peregrinos que participaram da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016. A JMJ aconteceu entre os dias 25 a 31 de julho, na Cracóvia, Polônia e cerca de 60 pessoas da Arquidiocese de Juiz de Fora estiveram presentes. O lema da jornada foi “Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia” (Mt 5,7).

Durante a sua homilia, o arcebispo destacou o percurso realizado antes de chegarem até a cidade sede do evento. “Passamos por vários santuários europeus, realizando a preparação espiritual. Visitamos a França, Alemanha, República Tcheca, Áustria e por fim a Polônia. “Ao descer do ônibus em Cracóvia, nossos jovens beijaram o chão das terras polonesas, repetindo o gesto de São João Paulo II quando chegava a uma terra nova”, explicou.

O arcebispo também afirmou como todos os momentos vivenciados durante a JMJ foram emocionantes, principalmente, a visita a Wadovice, terra natal de Karol Woytyla, São João Paulo II, onde está localizado um museu que possibilita ao visitante, conhecer a sua trajetória de vida. O arcebispo destacou também, a visita ao ex-campo de concentração e de extermínio nazista de Auschwitz.

Arquivo Pessoal/Paula CarraraA advogada Paula Carrara contou que a peregrinação realizada pelos jovens da Arquidiocese de Juiz de Fora foi abençoada e que eles puderam compartilhar profundos momentos de alegria e oração durante todo o período que passaram juntos.

“A comunhão fez parte de todo o trajeto. Foram celebradas missas todos os dias e, mesmo na estrada, não deixamos de receber Jesus eucarístico. Quando o tempo estava curto as missas foram celebradas em paradas na estrada e, inclusive, no ônibus. Estes momentos foram profundos para mim, pois demonstraram que o encontro com o Senhor se dá no nosso caminho de conversão, que nunca acaba. Na JMJ em si, os momentos de visita aos lugares santos, as catequeses e os encontros com o Papa Francisco foram, igualmente, ricos. O nosso Santo Padre está envolvido com as questões atuais do planeta e nos convida a agir com misericórdia para solucionar os problemas que assolam a humanidade”, ressaltou.

Arquivo Pessoal/Paula CarraraA jovem também destacou o carinho e a acolhida do povo polonês e o desejo de passar adiante a experiência vivenciada. “Os poloneses foram carinhosos e educados com os peregrinos. Ao caminhar pelas ruas da Cracóvia éramos abordados por sorrisos de pessoas que moram lá. Também as famílias que nos receberam foram de carinho ímpar. Todos muito solícitos e amorosos. Nos sentimos muito amados. As frases do Papa Francisco que mais me marcaram na vigília foram "Jesus projeta você para o horizonte, nunca para o museu." e "Quem não se arrisca não vence." Após a JMJ o meu coração voltou reavivado por tudo o que foi vivido lá e guardo a espera e o desejo de que consigamos colocar em prática aqui na nossa realidade de Juiz de Fora muito daquilo que foi refletido”, finalizou.

Logo após a Missa, os jovens se reuniram com Dom Gil para definir os próximos passos mediante o compromisso assumido com a participação na Jornada Mundial da Juventude, com o intuito de passar para aqueles que não puderam estar presente tudo o que foi vivenciado.

Confira mais fotos:




Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video