Missa em ação de graças celebra o 36º aniversário de Dedicação da Catedral

dedicacaoA Catedral celebrou 36 anos da sua Dedicação no dia 12 de junho. A data foi marcada por uma missa em ação de graças presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, concelebrada pelo Pároco da Catedral, Padre João Paulo Teixeira Dias, e pelo nosso Vigário Paroquial, Pe. Antônio Camilo de Paiva. Também teve a participação dos diáconos permanentes, Antonio Valentino, Manoel Pedro e Jorge Luís (conhecido como Tuite).

Dom Gil destacou que a Igreja Particular de Juiz de Fora celebra com muita alegria o aniversário da Dedicação de sua Catedral. “Ela foi dedicada pelo bispo Dom Juvenal Roriz, no ano de 1988, portanto agora estamos celebrando 36 anos de Dedicação da nossa linda Catedral. [Ela] não é apenas um edifício, é a Casa de Deus, simboliza a tenda de Deus na terra armada para o seu povo. E é a Casa de Deus que nos prepara para a eternidade, por isso as nossas Igrejas geralmente são belas, porque elas querem trazer um pouquinho da beleza que nós vamos encontrar lá do outro lado da nossa morte, quando vamos viver eternamente na Casa do Pai”.

Para o Pároco da Catedral, Pe. João Paulo Teixeira Dias, em 2024 essa ação de graças se torna ainda mais especial devido às celebrações da nossa Igreja Particular. “Nessa véspera da Festa de Santo Antônio, nós celebramos a Missa Festiva pelos 36 anos da Dedicação da nossa Catedral. Agradecendo assim a Deus, neste ano tão especial da nossa Arquidiocese, no Centenário da sua criação e Ano Eucarístico, com Santo Antônio nosso padroeiro, queremos dar testemunho da Eucaristia”, concluiu.

dedicacaoPlaca da Dedicação

No interior da igreja, próximo à entrada principal, existe uma placa com registro da cerimônia, que foi realizada em 12 de junho 1988. Além da placa, existem quatro cruzes em mármores: duas na porta de entrada, e duas próximas ao altar que simbolizam esta dedicação do templo. Cada cruz representa um dos evangelistas e possui uma vela na sua parte superior.

Esta cerimônia significa que a igreja é dedicada a Deus, e no caso da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, em honra a Santo Antônio, e seu uso é exclusivo ao culto divino.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video