“‘Vigiai’ é a palavra que Jesus nos dá neste primeiro passo que damos para dentro do Advento”, afirma Arcebispo de Juiz de Fora

DSC 0481“Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. […] O que vos digo, digo a todos: Vigiai!” (Mc 13, 33.37). Foi com esta fala de Jesus que a Igreja iniciou, no domingo (3), o Tempo do Advento e um novo ano litúrgico. Nos templos espalhados por todo o mundo, ornamentados pela cor roxa, foi acesa a primeira vela da Coroa do Advento, que simboliza a esperança.

Na Catedral de Juiz de Fora, uma das sete missas do dia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. “É um tempo de renovação, de revisão de vida. Não é um tempo penitencial, como a Quaresma, mas é também um tempo de conversão, dado que nós somos chamados a preparar o nosso coração, a nossa alma, a nossa vida, para celebrar bem o Natal do Senhor que se aproxima e nos preparar bem para a segunda vinda do Senhor, no fim dos tempos”, explicou o Pastor Arquidiocesano.

DSC 0419Em todo o Brasil, a abertura do Advento foi marcada, ainda, pelo início do uso da terceira edição típica do Missal Romano. “É o mesmo missal do Concílio, promulgado pelo Papa Paulo VI, mas agora com a terceira tradução, sempre melhorada, revisada, para que haja maior participação de todos. É o missal que nos ajuda a celebrar sempre bem e melhor os mistérios de Cristo. A preocupação com esta terceira edição é que ela há de ser sempre mais fiel ao latim original daquela primeira edição”, ressaltou Dom Gil.

O Tempo do Advento corresponde às quatro semanas antes do Natal e está dividido em duas partes: as primeiras duas semanas servem para meditar sobre a segunda vinda do Senhor, no fim dos tempos, enquanto as duas seguintes servem para refletir concretamente sobre o nascimento de Jesus. Nos próximos três domingos, serão acesas as velas da fé, da alegria e da paz.

Clique aqui e confira mais fotos da Celebração Eucarística do último domingo (3).



Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video