Vítimas de violência participam de celebração pela paz na Catedral

missa paz2Pedidos de paz e de justiça foram as motivações da missa de sétimo dia do jovem de 16 anos, Flávio Luis Lopes Garcia. A celebração aconteceu nessa quarta-feira, 02 de janeiro, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora.

 

O estudante foi assassinado com cinco tiros, no bairro Santa Luzia, no último dia 26, enquanto aguardava, junto de amigos, o ônibus para voltar para casa, após um evento no bairro Salvaterra.

 

O vigário paroquial da Catedral, padre Danilo Celso de Castro, presidiu a celebração que foi marcada pela emoção dos familiares e amigos do adolescente. Em sua homilia, o sacerdote ressaltou a importância de combater a violência no dia a dia.

 

“Nós todos somos convidados a ser anunciadores do amor; por isso, devemos agir sem vingança neste mundo de violência, não fazer justiça com as próprias mãos e sim confiar em Deus. Porque violência só gera violência”, completou.

 

O padre falou, ainda, que ninguém deve atentar contra outra pessoa, porque quem age com violência não é a favor da vida e, consequentemente, é contra o projeto de Deus. “Quem age com violência rejeita o Evangelho de Jesus”.

 

A mãe do adolescente, Marluce Rocha Lopes Silva, deixou claro que, em primeiro lugar, busca Deus, porque “sem Ele não temos forças para lutar por justiça”.

 

missa paz“Queria pedir às autoridades que olhem com atenção para o problema da violência, porque estão tirando a vida de pessoas inocentes com brutalidade todos os dias. Seria bom, também, que as mães se unissem; juntas, podemos fazer muita coisa”, ressaltou.

 

União pela paz
Após a celebração, foi realizada uma reunião com o objetivo de criar um grupo de mães de jovens que morreram vítimas da violência.

 

Os principais envolvidos neste projeto conversaram sobre os pontos principais da violência em Juiz de Fora, são eles: o vigário paroquial da Catedral, padre Danilo Celso de Castro; a mãe do jovem assassinado, Marluce Rocha Lopes Silva; e o vereador Wanderson Castelar Gonçalves.

 

De acordo com o vereador, este grupo tem como foco principal movimentar a sociedade contra a violência. “O objetivo é tentar barrar a onda de violência e despertar a consciência da população”, destacou.

 

O vereador explicou ainda que o grupo, se necessário, também vai aplicar medidas de recuperação para os participantes. “Este é um movimento necessário e urgente porque as pessoas estão tratando a violência com normalidade, quando, na verdade, não deveria ser dessa forma”, concluiu.


Confira em nosso Facebook todas as fotos dessa celebração.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video