Católicos vivenciam período quaresmal

quaresmaDurante a Quaresma, os fiéis ficam mais atentos aos sinais de Deus, pois é um tempo litúrgico de conversão. Ela deve ser marcada pela oração, pela penitência, pela esmola e pelo jejum. Mas qual a importância da vivência deste período? Como os fiéis devem se comportar nestes 40 dias?

 

De acordo com o vigário paroquial da Catedral, padre Danilo Celso de Castro, a Quaresma é uma oportunidade para voltar ao Pai. “Neste momento precisamos renovar nossa aliança com o projeto de vida e salvação. Este é um tempo de conversão que serve para retornarmos ao caminho do bem e do amor”, explica.

 

O sacerdote destaca, ainda, que os exercícios espirituais, como a oração, abrem caminhos e conduz à fraternidade, à partilha e à prática da caridade.

 

“Com o passar do tempo nos esquecemos do bem que temos que fazer e Deus nos dá uma oportunidade. Os exercícios quaresmais nos levam a olhar para os mais pobres e excluídos que precisam de ajuda”.

 

Ele também comenta sobre a necessidade de se reconciliar com Deus e com o próximo, porque “quem ama a Deus, ama também seu irmão”.

 

Vivência
A técnica de documentação, Annelise dos Anjos, 25 anos, pratica abstinência, jejum e oração durante a quaresma. Ela está evitando comer doces e está fazendo jejum de 21 dias (chamado Jejum de Daniel – que foi um profeta), toma apenas um copo de leite quente pela manhã e almoça, em seguida, continua sua alimentação normalmente.

 

“A Quaresma é um tempo de maior intimidade com Deus e, também, de buscar o controle dos impulsos. Por isso procuro estar mais em oração, venho todos os dias antes da missa das 7h e fico de 10 a 15 minutos rezando na frente do Santíssimo Sacramento”.

 

Além disso, a jovem participa da Via-Sacra na Catedral, todas as sextas-feiras no período quaresmal. “Através da Via-Sacra experimento mais a paixão, morte e ressurreição de Jesus e assim, me aproximo cada vez mais do Senhor”, completa.

 

QuaresmaJá o estudante Marcos Vinícius Alves, 12 anos, faz abstinência de carne na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. “Aprendi com meus pais e catequistas que essa é uma maneira de lembrar de Jesus que fez jejum 40 dias e 40 noites no deserto”, explica.

 

Para a dona de casa Maria Lúcia Dias, 50 anos, as diversas formas de penitência servem para aproximar as pessoas de Deus. “Eu faço abstinência de doces e refrigerantes, vejo isso como um sacrifício em agradecimento por tudo que Deus já fez por mim. A penitência é uma maneira de buscar a santidade”.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video