Dia de Finados é celebrado na Catedral

finadosComo em todos os anos, a Igreja celebra o Dia de Finados com a certeza da glória da ressurreição. Nesta data, todos os cristãos católicos são convidados a se lembrarem dos entes queridos, já falecidos, com saudade. No feriado de 02 de novembro, sexta-feira, a Catedral terá cinco missas especiais em honra aos falecidos, às 07h, 10h, 12h, 15h e 19h.

De acordo com o pároco da Catedral, monsenhor Luiz Carlos de Paula, a visita ao cemitério, as flores, as velas e as orações são manifestações de fé e demonstram que o católico crê que a vida continua. “As flores simbolizam nosso desejo de que as pessoas que partiram alcancem a felicidade eterna; as velas, que estejam na luz que não se apaga e as orações, nossa intercessão e comunhão, pois todos nós somos filhos e filhas de Deus”, explica.

O monsenhor afirma, ainda, que o Dia de Finados coloca os fiéis diante da realidade da morte, que não é o fim, pois a vida não termina na morte. “A celebração de Finados, portanto, não termina num túmulo, num cemitério, pois para o cristão, a ressurreição é a plenitude da própria vida, uma vida que não termina, mas apenas se desloca para um posicionamento muito melhor: sai do tempo e entra na eternidade”.

Origem da data

Os cristãos rezavam e se lembravam dos falecidos desde o século I. Porém, o Dia de Finados nasceu em 998, com um decreto da Abadia de Cluny, o maior mosteiro da cristandade medieval, determinando que os monges sob sua jurisdição fizessem a comemoração festiva de todos os fiéis defuntos no dia 02 de novembro. A data escolhida foi pensada por suceder a Festa de Todos os Santos, comemorada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video