Dom Gil celebra missa de aniversário da Dedicação da Catedral

missadedicacaoNo dia 12 de junho a Catedral celebrou 29 anos da sua Dedicação. A data foi marcada por uma missa especial presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, concelebrada pelo pároco da Catedral, monsenhor Luiz Carlos de Paula, e pelo vigário, padre Welington Nascimento. E teve a participação do diácono permanente, Waldeci da Silva.

Em sua homilia, dom Gil explicou o significado da Dedicação. “Todas as igrejas são benzidas, mas as catedrais e santuários são dedicados. Como ouvi a explicação de um bispo uma vez, é como se todas as igrejas fossem batizadas e as catedrais crismadas, porque se usa o óleo para dedicar o templo”.

O arcebispo lembrou também que, o que representa a Dedicação da Catedral são as quatro cruzes em mármores: duas na porta de entrada, e duas próximas ao altar. E cada cruz simboliza um dos evangelistas e possui uma vela na sua parte superior.

Dom Gil ressaltou que este é um dos ritos mais bonitos da Igreja Católica e que dura em média quatro horas para ser realizado. A cerimônia significa que o templo é dedicado a Deus e seu uso será exclusivo ao culto divino e mostra que “esse é um lugar onde se fala de Cristo, o que Ele fez e está fazendo”.

Outro ponto importante de sua homilia foi sobre a Igreja, que segundo dom Gil, é a “reunião de todos aqueles que acreditam em Jesus e, por isso, todos nós somos tijolos e argamassas dessa construção”. E sobre a Igreja e seus fiéis ele disse a seguinte frase: “Devemos ter serenidade diante das dificuldades e confiar que Deus não deixará as portas do inferno prevalecerem”.

Para encerrar, dom Gil fez um convite para que todos fizessem uma oração de agradecimento. “Agradeçamos pela Dedicação da Catedral e peçamos a Deus para que sejamos pedras vivas da Igreja”.

Confira as fotos da celebração em nosso Facebook.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video