Quarta-feira de Cinzas marca a abertura da Campanha da Fraternidade 2018

cinzas2A abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2018 acontece na Quarta-feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro. Na Catedral, será realizada uma missa solene às 19h, presidida pelo arcebispo, dom Gil Antônio Moreira.

No mesmo dia, também acontecem celebrações às 07h, 10h e 15h. Não haverá a missa de 12h e a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Importância da celebração
Após o término do carnaval, os fiéis celebram a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. Neste dia, os fiéis são marcados na testa com as cinzas em forma de cruz ou as recebem um pouco sobre as suas cabeças, quando o sacerdote pronuncia a seguinte frase (à sua escolha): “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás!” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho!”.

As cinzas vêm dos ramos bentos do Domingo de Ramos do ano anterior. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como sinal de arrependimento perante a Deus. No Catolicismo Romano, é um dia de jejum e abstinência.

Significado da Quaresma
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão estabelecido pela Igreja para a preparação da grande festa da Páscoa, ressurreição de Cristo. Ela deve ser marcada pela oração, pela penitência, pela esmola e pelo jejum.

A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. A cor litúrgica deste período é o roxo, que significa luto e penitência. Segundo o vigário paroquial, padre José Domício, a Quaresma é um tempo de conversão e de reconciliação com Deus e com os irmãos para a grande festa da Ressurreição de Jesus.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video