O que é a Solenidade de Todos os Santos?

No dia 1º de novembro, a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos. Confira o artigo do nosso vigário paroquial, padre José Domício F. Silva, sobre a importância e o significado desta data:


"Celebramos a festa de todos os santos! Eles já terminaram a sua peregrinação neste mundo e, por seus exemplos de amor e fidelidade ao projeto libertador de Deus, receberam a coroa da glória e, junto do Pai, intercedem por nós.

 

Como nos diz a oração da coleta da missa dessa solenidade: “Deus eterno e todo poderoso, que nos dais celebrar numa só festa os méritos de todos os santos, concedei-nos por intercessores tão numerosos a plenitude de vossa misericórdia”.

 

A solenidade de todos os santos nos aponta para o passado, futuro e o presente. Quando olhamos para aqueles que nos precederam é uma ação do passado. Quando imaginamos o céu, onde estão os santos com os quais queremos viver e participar do banquete da vida, isto é uma ação futura. E o presente é que, no hoje de nossas vidas, precisamos de modelos e intercessores. E estes são os amigos de Deus, os Santos.

 

A festa de todos os Santos, unida ao Dia de Finados, que comemoramos no dia 02 de novembro, é um forte momento que sentimos entre a Igreja que caminha neste mundo – Igreja Peregrina (Militante), a Igreja Padecente (Purgatório) e a Igreja Triunfante, onde estão os santos no céu.

 

Caros irmãos, todos somos chamados à santidade por Jesus. O chamado está feito. Depende de nós querermos ver e seguirmos Jesus, perfazendo o seu caminho de amor e fidelidade a Deus Pai, na força do Espírito Santo. Assim seremos Santos.

 

Vamos viver na certeza de que estamos neste mundo de passagem, vamos “gastar” nossas vidas fazendo o bem pois as boas obras nos colocarão nos braços do Pai, na festa da Vida. Aceitem o meu fraterno abraço e a minha bênção sacerdotal."

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video