“Jesus Cristo como centro de nossa fé e como aquele que dá a razão para todo o nosso agir” é tema da reunião do CAP

capNo último sábado, dia 27 de abril, a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora foi ponto de encontro para a primeira Reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) deste ano. Em formato inspirado no Sínodo de Roma, o encontro contou com participação representativa de todas as pastorais, movimentos, associações que compõem que a Arquidiocese de Juiz de Fora. Cerca de 75 pessoas entre leigos, padres e diáconos estiveram presente.

A metodologia chamada de “Diálogo no Espírito” foi usada pela primeira vez. “É um exercício de escuta e também de aprofundamento do que é sugerido dentro do trabalho, como hoje, por exemplo, nós aprofundamos em especial entender esse chamamento, que Jesus Cristo seja o centro da nossa vida. É um chamado particular a cada um de nós, como discípulos missionários, a concretizarmos essa escolha de Jesus na nossa vida e levarmos para nossa comunidade, a nossa família, onde somos chamados como batizados”, explicou Teresa Cristina, membro da Coordenação Sinodal da Ação Evangelizadora.

A reunião tratou principalmente de dois temas: a centralidade de Jesus Cristo em todas as pastorais da Igreja local e preparação para a vida da fé e evangelização. “Esses dois temas são, portanto, estudados por pessoas que vêm de todas as foranias, das doze foranias que temos, de muitas paróquias, e de movimentos e pastorais; para que a gente possa ter em toda a arquidiocese de Juiz de Fora, uma unidade, uma caminhada, portanto, uma caminhada sinodal. Nós estamos muito felizes, muito satisfeitos, com o que está acontecendo essa manhã”, comentou o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira que esteve participando de toda a reunião.

Padre Gleydson Pimenta de Faria, Assessor da Pastoral Catequética, esteve instigando reflexões acerca da iniciação cristã como eixo da vida pastoral. “O diálogo que hoje aqui estabelecemos, penso que são profícuos, exatamente porque eles ajudam a clarificar essa importância, isto é, essa retomada de Jesus Cristo como centro de nossa fé e como aquele que dá a razão para todo o nosso agir, isto é, para toda a nossa pastoral, qualquer pastoral, qualquer modo de ser da Igreja, deve ser sempre em função da ajuda a realizar o encontro daquela pessoa com Jesus Cristo. Como eu terminei dizendo, Bento XVI nos disse que ao início do ser cristão não existe uma filosofia de vida, uma ideologia, um modo de ser, mas existe um encontro com uma pessoa que é a pessoa de Jesus Cristo que transforma a vida e dá sentido à toda a nossa vida, a vida de nós que cremos”, afirmou ele.

Para Anneliese Vieira, representante do Movimento Emaús, a manhã foi muito construtiva. “Eu acho que nos direciona nesse amor a Deus, a união com Deus e a unidade com a Igreja. Devemos sempre estar juntos, mas não parar aí, também darmos os nossos passos, também tentarmos, de alguma maneira, viver o amor ao próximo, ao ponto que que possam dizer: ‘olha como se amam! Dentro da igreja eles se amam e trabalham sempre para a obra de Deus’, eu acho que é o nosso principal objetivo”.

Ao final do encontro a Coordenação Sinodal da Ação Evangelizadora, agradeceu a presença e as contribuições de todos e pediu que na próxima reunião, que acontecerá no dia 26 de outubro, venham as mesmas pessoas para, assim dar continuidade aos trabalhos de forma mais efetiva.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Assessoria de Comunicação da CNBB apresenta aplicativo

app cnbbDurante a 61ª Assembleia Geral da CNBB, a Assessoria de Comunicação da CNBB apresentou o Aplicativo da CNBB. O aplicativo, que foi pensado a partir da premissa de permitir ao usuário fazer uma experiência de fé no ambiente digital, dá acesso à palavra oficial da Conferência e aos destaques dos regionais e das comissões episcopais.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Parresia e está disponível gratuitamente para Android e iOS. Padre Arnaldo Rodrigues, assessor de Comunicação da CNBB, afirma que o App será um meio de comunicação de relacionamento, proporcionando um ambiente digital mais humanizado.

“Não é um espaço a partir do qual o usuário apenas recebe informações, mas onde pode interagir com a Conferência. Será possível navegar pelas últimas notícias em destaque, dos eventos, podcasts, fotos, vídeos e os artigos dos bispos.”

Além de notícias atualizadas por categorias, o usuário poderá facilmente acessar a liturgia diária e das horas e notícias das Comissões e Regionais da CNBB, divulgação de eventos e a palavra oficial da Conferência. O aplicativo oferece também a possibilidade ao usuário de criar sua conta e salvar os seus conteúdos preferidos.

Confira o vídeo de apresentação do aplicativo: https://youtu.be/IKLkfsIzMk4

Fonte: Portal A12

Papa reza pelo diálogo para o fim do conflito no Oriente Médio

cq5dam.web .800.800-34Ao final da oração do Regina Caeli, o Papa afirmou que acompanha com preocupação e dor a situação no Oriente Médio:

“Renovo o apelo a não ceder à lógica da reivindicação e da guerra; prevaleçam ao invés os caminhos do diálogo e da diplomacia, que pode fazer muito. Rezo todos os dias pela paz na Palestina e em Israel e espero que esses dois povos possam em breve parar de sofrer. E não nos esqueçamos da martirizada Ucrânia, a martirizada Ucrânia, que sofre muito com a guerra.”

O Pontífice pediu as orações dos fiéis pelo padre Matteo Pettinari, jovem missionário da Consolata na Costa do Marfim que morreu num acidente de carro. “Conhecido como o ‘missionário incansável’, deixou um grande testemunho de generoso serviço. Rezemos pela sua alma.”

Originário da província de Ancona, 42 anos de idade, Padre Matteo estava em missão no país africano há 13 anos. Ele faleceu em 18 de abril em uma colisão entre seu carro e um ônibus. Seu trabalho missionário incluía a construção de uma igreja com a participação da população local. Também colaborou com o Vatican News no projeto de conscientização sobre a vacinação contra a Covid-19.

Oração pelas Vocações

Francisco recordou ainda a celebração neste IV Domingo da Páscoa do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que este ano tem por tema “Chamados a semear a esperança e a construir a paz”.

“É uma bela ocasião para redescobrir a Igreja como comunidade caracterizada por uma polifonia de carismas e de vocações a serviço do Evangelho. Neste contexto, dirijo de coração a minha saudação aos novos presbíteros da diocese de Roma, que foram ordenados ontem à tarde na Basílica de São Pedro. Rezemos por eles!”

Os onze novos sacerdotes têm várias proveniências e se formaram no Seminário Romano Maior, no Almo Colégio Caprânica e no Seminário Redemptoris Mater: um argentino, um chileno, dois romenos e sete italianos. O mais novo tem 26 anos e o mais velho, 45.

A celebração eucarística foi presidida pelo card. Angelo de Donatis e marcou sua despedida como Vigário-Geral do Papa para a Diocese de Roma, já que ele foi nomeado pelo Pontífice como Penitenciário-Mor.

Fonte: Site da Canção Nova

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video