Subsídio Preparatório para a Jornada Eucarística da Juventude é divulgado

Subsidio-1Abrindo o mês de agosto, foi lançado o subsídio preparatório para a Jornada Eucarística da Juventude, intitulado “A Caminho de Emaús”. O documento, inspirado no evangelho de Emaús, visa gerar reflexões a partir do trecho: “Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles” (Lc 24,15).

Segundo o Assessor da Pastoral Arquidiocesana da Juventude, Padre Robert Teixeira, a ideia do subsídio se assemelha ao material produzido por ocasião do tríduo preparatório para o centenário. “Favorecer para que os jovens vivam essa experiência, um aquecimento que vai começando nas paróquias para o dia da jornada”, disse em entrevista.

O documento a partir da experiência dos discípulos de Emaús já está disponível no site da Jornada Eucarística da Juventude para todas as expressões juvenis da arquidiocese. “Não é um roteiro todo pronto, ele é uma sugestão de encontro para os jovens adaptarem conforme as suas realidades e também o carisma de cada um”, destacou o padre.

O subsídio está dividido em três encontros preparatórios que são essenciais para as expressões juvenis de nossa arquidiocese. A seguir, uma breve descrição de cada encontro:

Primeiro Encontro – A Escuta

Este encontro nos ensina que, para conhecer o Senhor, é necessário caminhar com Ele, ouvir atentamente Sua Palavra, deixar-se cativar por Ele, sentar-se à mesa com Ele e permitir que Ele parta e reparta o pão da vida. A escuta atenta e profunda é o primeiro passo para um verdadeiro relacionamento com Jesus.

Segundo Encontro – O Reconhecimento

Durante o segundo encontro, somos convidados a refletir sobre os diversos caminhos que levam ao encontro com Jesus. Embora esses caminhos possam ser variados e de diferentes extensões, a experiência do encontro pessoal com Ele é essencial para conhecê-Lo verdadeiramente. Reconhecer Jesus é um marco importante na jornada de fé de cada um.

Terceiro Encontro – O Testemunho

Após reconhecer a presença de Jesus, o terceiro encontro destaca a importância de retornar à comunidade para compartilhar a experiência do encontro com o Senhor. É um chamado para testemunhar juntos a fé comum e realizar as obras do Reino. A partilha e o testemunho são essenciais para fortalecer a comunidade e espalhar o amor de Cristo.

Clique aqui, acesse o site e baixe seu subsídio.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora, com informações de Alan Daniel/ Portal JEJ

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video