Dia Mundial das Missões

campanha missionaria 2014Com o tema “Missão para libertar” e o lema “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4, 18), a Campanha Missionária tem uma ligação com a temática da Campanha da Fraternidade de 2014, “numa chave missionária”. A afirmação é do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Missionário Nacional (Comina), dom Sérgio Arthur Braschi, durante lançamento da Campanha Missionária, realizada na segunda-feira, dia 22, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Para dom Sérgio Braschi, que é bispo de Ponta Grossa (PR), a celebração do mês de outubro como o mês missionário e a realização da campanha são uma oportunidade para aprofundar o carisma da missão nas comunidades. “É sempre um motivo importante na história da caminhada da evangelização da Igreja no Brasil destacar este mês tão sentido pelas nossas comunidades, onde se aprofunda cada vez mais nos grupos, famílias, nas comunidades eclesiais, a fé por meio da bíblia, das novenas”, disse o bispo.

Tráfico humano

Desde 1926, a Campanha Missionária é realizada em outubro com objetivo de chamar a atenção dos cristãos para o seu compromisso com a missão da Igreja em âmbito mundial. Neste ano, a Campanha aborda a realidade do tráfico humano em suas diversas expressões, como a exploração do trabalho, exploração sexual, extração de órgãos e tráfico de crianças e adolescentes para adoção.

Na oportunidade, dom Sérgio lembrou dos missionários que estão próximos com às pessoas vítimas do tráfico humano, como, por exemplo, aquelas que são traficadas para exploração sexual, os estrangeiros que vivem no Brasil numa situação indigna. "É tão bonito vermos a presença do missionário que está trabalhando junto com aquelas pessoas que têm a sua dignidade manchada, não reconhecida, ferida pelo tráfico humano em suas diversas formas", ressaltou ao explicar a ligação entre as Campanhas Missionária e da Fraternidade 2014.

A assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, irmã Irene Lopes, recordou que na Amazônia o tráfico humano é um fenômeno antigo. Na região existem várias pessoas ameaçadas de morte por lutarem contra esses crimes. Segundo a religiosa, a Igreja da Amazônia Legal, durante encontro realizado em 2013, comprometeu-se a dar visibilidade ao tráfico de pessoas para enfrentar esses crimes hediondos contra a liberdade e a dignidade da pessoa.

Dia Mundial das Missões

O diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, destacou na mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, a ser celebrado em 19 de outubro, a motivação da alegria no trabalho missionário. “O papa Francisco coloca muito bem essa questão de ser missionário com alegria, uma Igreja em saída, trabalhar com alegria. Seja na evangelização, seja no envio de missionários, seja na preocupação, mas fazer com alegria”, considerou.

A Campanha contará com materiais de apoio para reflexão sobre o tema: cartaz, livro da novena missionária, DVD com testemunhos, a mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões, a oração missionária, oração dos fiéis para os quatro domingos de outubro, marcadores de páginas e envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões que, no Brasil, será realizada nos dias 18 e 19 de outubro.

A iniciativa é organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias, com colaboração da CNBB, por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos integrantes do Comina

Fonte: CNBB


Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video