Padre e seminarista iniciam missão na Diocese de Óbidos (PA)

Padre-Leandro-e-Paulo-CsarNo dia 13 de março, o Padre Leandro de Senna Monaia e o seminarista Paulo Cesar Rodrigues embarcaram para uma missão na Diocese de Óbidos, no Pará, Igreja-Irmã da Arquidiocese de Juiz de Fora. Ambos atuarão pelos próximos seis meses na Paróquia São Martinho de Lima, que é mantida por nossa Igreja Particular e está sob a responsabilidade do Padre Leonardo Loures, do clero juiz-forano, desde 2020.

O envio de novos missionários, retomado após o período da pandemia da Covid-19, foi comemorado pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. “Nossa Arquidiocese já tem esse relacionamento missionário com a Diocese de Óbidos há muitos anos. Quando eu cheguei em Juiz de Fora, há 14 anos, já havia alguma experiência embrionária. Padre Carlos César tinha estado lá um pequeno tempo e o Padre Anchieta esteve lá por alguns anos. Depois do I Sínodo Arquidiocesano, chegamos à conclusão que deveríamos ampliar a nossa colaboração missionária. Começamos a mandar sacerdotes, grupos de jovens foram visitar e, por fim, nós fizemos um contrato, a pedido do Bispo de Óbidos, de assumir uma paróquia”, explicou.

O Pastor Arquidiocesano ainda comenta o objetivo da parceria entre as (arqui)dioceses. “Isso nasceu da CNBB a muitos anos atrás; uma proposta de as dioceses do centro-sul do país poderem ajudar, em vários sentidos, as dioceses da Amazônia. Nós ajudamos aquelas dioceses que têm um número menor de sacerdotes e ajudamos também financeiramente.”

Dom Gil recorda que a iniciativa missionária reforça o lema “Arquidiocese de Juiz de Fora, uma Igreja sempre em missão”, escolhido ao final do I Sínodo, em 2011, e também vai ao encontro dos pedidos do Santo Padre. “Isto vem também em acordo com a aspiração do Papa Francisco, que incentiva a Igreja a ser sempre missionária. A expressão que ele criou – ‘Igreja em saída’ – não é outra coisa senão uma Igreja que sai para ajudar outras Igrejas que mais precisam. A Igreja não pode ser fechada em si mesma, como a paróquia também não pode ser fechada em si mesma. Nós precisamos de padres? Precisamos. Nós precisamos de recursos financeiros? Precisamos. Mas há outros lugares que precisam mais do que nós e, fraternalmente, vamos ajudando uns aos outros.”

Antes de viajar, em vídeo divulgado pelo Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, o seminarista Paulo César falou sobre sua expectativa para a experiência missionária. “Estarei numa cultura diferente, em meio a um povo diferente do nosso, mas tenho certeza, um povo avivado, um povo cheio de fé que muito tem a nos ensinar, que muito tem a nos acrescentar. Contamos com as orações do povo de Deus, porque estar em missão exige abertura de coração, exige saber escutar, exige saber acolher aquele que é diferente.” O jovem recebeu os ministérios de Acólito e Leitor em fevereiro deste ano e prepara-se para a Ordenação Diaconal.

No último domingo (19), Padre Leandro e o seminarista foram oficialmente apresentados na Paróquia São Martinho de Lima durante Missa presidida pelo Bispo de Óbidos, Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM e concelebrada pelo Padre Leonardo Loures.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video