Escritório Episcopal Eparquial da Igreja Greco-Melquita é instalado em Juiz de Fora
- Detalhes
- Segunda, 26 Abril 2021 12:23
Juiz de Fora sedia, desde a última sexta-feira (23), um Gabinete Episcopal da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso dos Greco-Melquitas. O anúncio oficial foi feito durante Santa Missa em honra a São Jorge, padroeiro da Igreja Melquita localizada no município. A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Eparca Dom George Khoury.
Com a instalação do escritório, o Eparca Melquita se dividirá entre Juiz de Fora e São Paulo, onde fica a sede da Eparquia, na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso. A decisão, tomada com o consentimento de Dom Gil, foi necessária devido à ausência, na cidade, de um padre greco-melquita. No início deste ano, Monsenhor João Carlos Teodoro foi afastado por problemas de saúde e, desde então, a paróquia é conduzida pelo Padre Geraldo Luiz Alves Silva, Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e Pároco da Paróquia São Benedito.
“A Eparquia Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso está passando por alguns problemas que o Eparca, com muita devoção, dedicação e sacrifício está tentando resolver. E aqui pediu a nossa colaboração para cuidar dessa paróquia de São Jorge, com um padre da Arquidiocese de Juiz de Fora, e nós atendemos o seu pedido nomeando o Padre Geraldo”, explicou Dom Gil.
Dom George agradeceu a amizade e a disponibilidade do Arcebispo. “Essa parceria foi realmente uma grande obra do Espírito Santo. Depois que o Padre João ficou doente, se afastou para tratar da saúde, entrei em contato com Dom Gil para explicar a situação, porque estamos desprovidos de padres. Então ele concedeu para nós Padre Geraldo para tocar a obra de nossa paróquia neste tempo, enquanto não temos ainda um padre que cuide da igreja”, comentou o Eparca.
Padre Geraldo, que foi empossado Administrador Paroquial na sexta-feira (23), revelou sua satisfação em poder servir à Igreja. “Nossa expectativa é muito grande, mas sobretudo de muita confiança, de muita esperança. Como o Papa Francisco, eu também me coloquei nas mãos dos meus paroquianos – como agora posso chamar -, pedindo que rezem por mim para que a gente possa encaminhar da melhor maneira o trabalho na Eparquia”.
O sacerdote ainda recordou a relação de fraternidade entre as Igrejas latina e oriental. “Papa João Paulo II foi aquele quem promulgou o Código de Direito Canônico para a Igreja Latina, em 1983, e o Código para as Igrejas Orientais, em 1990. Quando promulgou o código em 1990, ele disse uma frase que eu digo sempre para os meus alunos e trago muito no coração, reconhecendo que a Igreja de Cristo, a Igreja Católica, tem esses dois grandes ramos, ou duas grandes vertentes, mas que é uma única Igreja: ‘agora sim a Igreja de Cristo respira com seus dois pulmões’. Então é essa relação que nós queremos estabelecer, uma relação de fraternidade, de muita amizade, das quais todos puderam ser testemunhas nesta celebração”.
A Paróquia São Jorge de Juiz de Fora é, desde a década de 1950, uma das sete comunidades melquitas do Brasil, pelas quais Dom George Khoury é o responsável desde junho de 2019. Com o bispo, há, no país, nove padres greco-melquitas, e a intenção do Eparca é criar um seminário para formação de novos vocacionados.
Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora