Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma
- Detalhes
- Quarta, 26 Fevereiro 2014 12:21
A partir do dia 5 de março, a Igreja Católica inicia o tempo de preparação para a grande festa da Ressurreição de Cristo, chamado de Quaresma. Na Catedral, a abertura solene deste tempo acontece às 19h, com a Missa da Quarta-feira de Cinzas, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira.
Neste dia, os fiéis são marcados na testa com as cinzas em forma de cruz ou as recebem um pouco sobre as suas cabeças. As cinzas vêm dos ramos bentos do Domingo de Ramos do ano anterior. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como sinal de arrependimento perante Deus. O dia é marcado pelo jejum e abstinência.
“Nós usamos as cinzas para lembrarmos que um dia também nós vamos virar cinzas, que iremos morrer, mas que somos criados para a vida eterna. Nossa vida aqui está direcionada para vida futura, no encontro com o Senhor”, explica o arcebispo, dom Gil Antônio.
Entenda a Quaresma
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão estabelecido pela Igreja para a preparação da grande festa da Páscoa, ressurreição de Cristo. Ela deve ser marcada pela oração, pela penitência, pela esmola e pelo jejum.
A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. A cor litúrgica deste período é o roxo, que significa luto e penitência. Segundo o vigário paroquial, padre José Domício, a Quaresma é um tempo de conversão e de reconciliação com Deus e com os irmãos para a grande festa da Ressurreição de Jesus.