Na Catedral Metropolitana, Solenidade da Assunção de Maria é celebrada com motivações especiais
- Detalhes
- Segunda, 19 Agosto 2024 17:29
No último domingo, dia 18 de agosto, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, esteve na Catedral presidindo a Missa das 19h30. A celebração da entrada de Nossa Senhora ao Céu foi marcada por diversas intenções: encerramento da Semana da Família; início da Semana Vocacional da Vida Consagrada; ação de graças pelos 11 anos dos Jovens Missionários Continentais (JMC); e Envio do Padre Wellington Guimarães.
Durante a homilia, o Pastor Arquidiocesano explicou que a festa da Assunção de Maria é muito antiga na Igreja, nos séculos V e VI passou a ser celebrada no oriente e ocidente, mas desde o século II já haviam comunidades esparsas que celebravam. Esclareceu que Maria é apresentada como a nova Eva, ensinando que Maria não sofreu a corrupção da Morte, mas foi elevada de corpo e alma ao céu, porque fora preservada de todo o pecado.
“Nesta razão, a pintura que mandamos colocar aqui na cúpula apresenta Maria rodeada dos anjos. Em 1950, justamente no ano que esta Catedral foi inaugurada, Pio XII com a Constituição Apostólica Munificentíssimo Deus proclama a verdade como dogma a Assunção de Maria. O Decreto recupera a história da pregação nos escritos de muitos padres antigos, Santo Ambrósio, São João Damasceno, São Tomás de Aquino, São Boaventura, Santo Antônio de Pádua, […] e outros”, falou ele.
Ao final da Eucaristia, Padre Laureandro Lima faz um agradecimento a todos que colaboração com a Semana da Família. “Minha primeira palavra é de agradecimento, aos padres, paróquias e comunidades que se empenharam de forma tão bonita para celebrar a Semana da Família. Queria agradecer especialmente aos agentes da Pastoral Familiar, os agentes do Vicariato para Vida e Família, que ajudaram na animação deste momento. Esta semana, podemos dizer que foi caraterizada por essa experiência do sabor do Evangelho, por isso agradecemos a Deus por este momento tão especial, celebrado em nossa Arquidiocese em comunhão com nossa Igreja do Brasil”, afirmou o Vigário Episcopal para Vida e Família.
Além disso, o Pároco da Catedral, Padre João Paulo Teixeira Dias, fez questão de agradecer pelo serviço do Padre Wellington durante o tempo que ele esteve na Igreja-Mãe. “Foi um momento curto, propício para sua preparação e envio, amanhã, para os estudos em Roma. De todo coração, queremos agradecer sua presença tão amiga, sua alegria conosco nestes dias trazendo sempre uma palavra de animo, conforto e entusiasmo ao nosso trabalho pastoral. Tenha certeza de que continuaremos firmes na oração. Tenha muita coragem, força e discernimento a partir do exemplo da Virgem Maria”, disse o sacerdote.
11 anos anunciando pelas ruas
Dentre as intenções da Missa, esteve o aniversário da Comunidade Jovens Missionários Continentais, fundada em 2013, pós Jornada Mundial da Juventude pelo Arcebispo e uma jovem chamada Letícia Cristina Pereira.
“Nesses 11 anos, a gente já fez missão para fora do país, fomos no Haiti. Tivemos várias missões em Óbidos, no Pará, em Portugal, para ajudar e evangelizar algumas paróquias de Portugal. Fora todas as missões nas paróquias de Juiz de Fora, nas cidades vizinhas e eventos também. A gente já fez muitos eventos para levar mantimento para moradores de rua, junto com o próprio Dom Gil, pelas ruas da cidade de Juiz de Fora. Hoje, a maioria dos nossos jovens, que há 11 anos atrás eram jovenzinhos, hoje nós somos família, já temos as nossas famílias com as crianças que vocês viram aí participando da Santa Missa, contou Letícia.
O grupo tem se renovado e atualmente segue realizando Missões e formações. “Eu acredito que agora tem chegado uma nova juventude, que está começando a ter também esse ardor missionário, que vê que o evangelho não pode ficar escondido, a gente precisa anunciar e levar para outros corações”, afirmou ela.
Aqueles que tiverem interesse em conhecer mais sobre a Comunidade JMC, podem procurar o Instagram do grupo e entrar em contato ou inscreverem-se para ajudar quando houver a próxima missão.
Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora