Missa de Encerramento do 99º Emaús Masculino é marcada por entusiasmo, alegria e musicalidade

DSCN9073Na noite do último domingo, dia 14 de julho, a Catedral Metropolitana acolheu o Movimento Emaús na celebração de encerramento do 99º Emaús Masculino. Cerca de 23 homens estiveram em retiro entre os dias 11 e 14 de julho para ter uma experiência profunda com Cristo.

O Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Santa Missa. Ele destacou a importância da obra para a evangelização dos jovens. “ O Emaús só existe no Brasil, desde a década de 70. Muitos jovens foram evangelizados, que hoje são adultos, pregadores, verdadeiros apóstolos nas dioceses, nas cidades, nas paróquias, esperamos que os próximos tenham um número maior. Nós desejamos que esse movimento cresça muito para que os nossos jovens recebam a mensagem, e como o evangelho de hoje ensina, sejam verdadeiros missionários de Jesus, se preocupando em levar a riqueza da palavra, a riqueza da fé para todos os que encontrarem”, disse ele em entrevista.

A Eucaristia foi marcada pelo entusiasmo, a alegria e musicalidade de movimento. Durante o curso, os participantes são divididos em grupos. Assim sendo, durante a celebração estes grupos deram testemunhos sobre suas experiências. “Desde o momento em que chegamos, fomos incentivados a nos autodescobrir e repensarmos a posição no mundo e na sociedade quanto homens. E, assim, podemos nos reavivar em Cristo, permitindo sentir o alívio no coração final. Saímos hoje livres das algemas do mundo, que nos prendiam e impediam o encontro com o nosso Senhor Jesus Cristo. E agora, nos sentimos acolhidos em Seu amor”, relatou o Grupo “Fera – Fé e esperança, nasce o amor”.

Para o Grupo “Espírito Santo que nos uniu”, este tempo foi exatamente como na passagem que dá nome do movimento brasileiro que possui mais de 50 anos em Juiz de Fora. “Para alguns foi conhecer, para outros se reaproximar. Nesses dias conhecemos um grupo mais sobre Deus, amor e fé. Foi como se tivesse caminhando com Jesus, mas quando abrimos nossos olhos conseguimos enxergar Jesus em cada um de nós. Foi assim que entendemos que saímos como uma grande família. Emaús não se explica, Emaús se vive.”

DSCN9122-300x225O Presidente do Conselho Nacional do Emaús e Arcebispo Emérito de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, esteve concelebrando a Missa e comentou que a liturgia estava providentemente ligada a vivência do retiro. “Jesus manda 12 apóstolos em missão, dizendo, ‘ora, não levem nada demais, levem apenas no coração, a mensagem, [pois] a força da missão está na mensagem vivida no próprio coração, e se encontrarem em dificuldades, sacudir a poeira dos pés’, e toquem para a frente de missão, não desanimem, e não deixem agarrarem vocês as rejeições, as dificuldades, e as contrariedades que apareceriam no caminho. E, assim, eles foram fazer essa experiência de missão, e foram muito felizes. Depois, mais tarde, depois da ressurreição, veio o Espírito Santo, e os doze, com a substituição de Judas, espalharam o evangelho pelo mundo inteiro, e nós continuamos essa missão”, resumiu ele.

“Nós, bispos, padres, e também os fiéis leigos e leigas, de forma muito especial os jovens, que, descobrindo a pessoa de Cristo como sentido de suas vidas, na alegria, passam a testemunhá-lo, e passam a atrair outros jovens para o segmento de Jesus. Jesus que está sempre presente, mas nem sempre reconhecido, só reconhecido quando as pessoas param para ouvir a Sua palavra”, concluiu Dom Eduardo.

Confira mais fotos na galeria.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video