Marcando início da Quaresma, Dom Gil celebra Quarta-feira de Cinzas na Catedral
- Detalhes
- Sexta, 16 Fevereiro 2024 18:51
A Catedral Metropolitana esteve lotada de fiéis na noite do dia 14, quarta-feira, para a celebração de cinzas, que marca o início do período da Quaresma e abre a Campanha da Fraternidade no Brasil. O tradicional gesto da Quarta-feira de Cinzas foi repetido na última Santa Missa do dia na Catedral de Juiz de Fora, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.
A missa foi concelebrada pelo Pároco da Catedral, pe. João Paulo Teixeira Dias, e pelo nosso vigário paroquial, pe. Leandro, também contou com o auxílio dos diáconos permanentes Antonio e Waldeci.
Dom Gil falou sobre a celebração da Quarta-feira de Cinzas na Catedral. “Iniciamos com o rito das Cinzas o tempo da Quaresma, uma grande multidão esteve presente na missa das 19h e em todas as outras missas a Igreja também esteve lotada. O povo vem para receber as Cinzas contritamente e com disposição de conversão e isso é muito bom, porque a conversão nos leva a aproximarmos de Deus e a crescer como comunidade”.
O Arcebispo também destacou pontos importantes sobre a Campanha da Fraternidade iniciada nesta data, “o tema desse ano é ‘Fraternidade e Amizade Social’ e o lema ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’ esse lema é como que o lema de todas as campanhas, estamos na sexagésima edição da campanha e todas elas querem nos ensinar a sermos mais irmãos e, por isso, neste ano é importante que invistamos nestas práticas de fraternidade nas pequenas coisas do dia a dia. Também para nós em Juiz de Fora, essa Quaresma e essa Páscoa terá um sentido muito especial porque estamos num ano Centenário, comemorando os 100 anos da Diocese de Juiz de Fora, é Ano Eucarístico, portanto é um ano todo, vamos dizer, pascal”, completou.
De acordo com o Pároco da Catedral, Padre João Paulo Teixeira Dias, o tempo da Quaresma é um período muito forte da nossa Igreja. “Somos motivados a nos penitenciar para celebrar com júbilo e alegria a Ressurreição, Páscoa do Senhor. Momento oportuno para pensarmos na nossa unidade e fraternidade como irmãos e irmãs, praticarmos bem o jejum e fazer um grande exercício quaresmal para a conversão do nosso coração e de modo especial pensar no exercício da caridade olhando para aqueles que mais necessitam da nossa atenção, mas principalmente do nosso cuidado.
Para Amélia Maria Batista Mattos, participante da Renovação Carismática (RCC), durante a Quaresma o sentimento que ela tem é Deus está olhando por todos fiéis, para que possam viver bem esse tempo de conversão, com jejum e penitência. “Vejo como cristã, como católica que [as Cinzas] são uma bênção muito grande que a Igreja nos oferece, é um momento de graça para que possamos viver bem esses 40 dias na certeza que Cristo e Sua misericórdia estão conosco”, explicou.
O Tempo Quaresmal vai até o dia 24 de março, Domingo de Ramos, quando também é iniciada a Semana Santa.