Em meio aos festejos do centenário, Arquidiocese ganha dois novos sacerdotes

DSC 0029Dentro da programação dos festejos do Centenário Diocesano, a Arquidiocese de Juiz de Fora celebrou a Ordenação Presbiteral dos jovens Gabriel Arcanjo Ferreira Júnior e Paulo César Rodrigues Júnior, pela imposição das mãos do Pastor de nossa Igreja Particular, Dom Gil Antônio Moreira. A cerimônia aconteceu na manhã do último sábado (3), na Catedral Metropolitana, com a presença do Arcebispo Emérito de Sorocaba (SP), Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, e de grande parte do clero juiz-forano. Com a igreja repleta de fiéis, o momento foi de emoção e alegria pela acolhida dos dois novos padres.

Durante a Santa Missa, o Arcebispo fez memória agradecida a todos os padres e bispos que passaram pela Diocese de Juiz de Fora em cem anos de história, destacando que a ocasião era também uma oportunidade de celebrar a vocação sacerdotal presente na trajetória diocesana. “Celebrar a Ordenação Sacerdotal do Padre Paulo César e do Padre Gabriel Arcanjo é também agradecer a Deus pelo trabalho de todos os sacerdotes que aqui desempenharam seu ministério sacerdotal”, comentou Dom Gil.

O Arcebispo recordou, ainda, que a Ordenação Presbiteral realizada no sábado, dia dedicado a Nossa Senhora, está imersa na teologia Mariana. “Maria é mãe dos sacerdotes porque é mãe do único e verdadeiro sacerdote, que é Jesus Cristo. Hoje estamos todos celebrando a vocação de Maria na Igreja. Porta do Céu, aquela que foi escolhida por Deus para trazer o Salvador. Por isso, a gente quer louvar a Maria com muita festa neste dia, como está acontecendo em todas as paróquias de nossa Arquidiocese.” Para os jovens que foram ordenados naquele dia, essa foi uma razão ainda mais especial, visto que a devoção a Virgem Maria está muito presente na vida e na vocação dos dois.

Dia de alegria e entrega

DSC 0970Os neossacerdotes expressaram a felicidade em vivenciar esse momento tão significativo em suas trajetórias vocacionais. “Estamos transbordando de alegria! É uma caminhada longa de preparação que vai se concluindo e começando uma nova etapa. Uma responsabilidade muito grande, mas nós estamos com o coração aberto para poder fazer a vontade de Deus. Eu tenho experimentado nesses últimos dias, depois da Ordenação Diaconal, uma alegria muito grande de estar a serviço, de estar no meio do povo. Vejo que é uma graça de Deus, confirmando essa vocação para que nós possamos realizar com muito zelo, empenho, carinho e amor o serviço do ministério: tudo para a glória de Deus!”, disse Padre Gabriel Arcanjo, que escolheu a passagem de Marcos 6,34 – “Viu uma grande multidão e ficou tomado de compaixão por eles” – como lema de sua ordenação.

Compartilhando o mesmo sentimento, Padre Paulo César afirmou que o motivo de tamanha alegria também se dá pela oportunidade de expressar uma resposta definitiva de doação de vida ao povo de Deus e à Santa Igreja. “Pedimos a Deus a graça de sermos verdadeiros pastores, que cuidam do rebanho, que saram as ovelhas feridas e cuidam das machucadas. Este é um dia de muita alegria porque contempla toda a minha caminhada vocacional, que se iniciou de maneira mais profunda na Comunidade Resgate”, declarou o jovem, que escolheu o versículo “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10) como lema da ordenação.

DSC 0982Para fazerem parte desde dia memorável, estiveram presentes os familiares dos novos padres. Bastante emocionada, Dona Sonimar Medeiros de Oliveira, mãe do Padre Paulo César, expressou sua satisfação com a vocação do filho. “É o dom dele! Agradeço a todos que o apoiaram: caravana de Santa Bárbara, as demais caravanas, Sr. Natalino, Cristina e toda a família da Comunidade Resgate.” O pai do Padre Gabriel, Sr. Gabriel Arcanjo Ferreira, também resumiu a Ordenação Presbiteral como um momento de imensa alegria para toda a família. “É muita satisfação ter um filho padre, um dia muito significativo para todos nós.”

Ao final da Celebração, Dom Gil anunciou o destino dos neossacerdotes: Padre Gabriel exercerá seu ministério sacerdotal durante um ano na Diocese de Óbidos (PA), Igreja-Irmã da Arquidiocese de Juiz de Fora. Já o Padre Paulo César continuará provisoriamente na Paróquia Santo Antônio, em Olaria (MG), onde já vinha exercendo seu ministério diaconal.

Base de fé na vocação

DSC 0861Na trajetória vocacional dos neossacerdotes, muitos foram os que contribuíram para que os jovens seguissem o caminho de entrega e serviço como discípulos de Jesus Cristo. A Comunidade Resgate teve um papel fundamental na vida espiritual de Paulo e Gabriel, que amadureceram na fé e discerniram o chamado de Deus em seus corações dentro da associação de fiéis. Para a fundadora da Comunidade, Cristina Ribeiro, é motivo de grande orgulho entregar dois vocacionados à Igreja. “Este é o nosso sonho, está no nosso carisma: formar sacerdotes para a Igreja, porque a gente precisa manter a fé e a Comunidade zela pela fé e pela Igreja. Se Deus quiser, a gente ainda vai dar muitos outros filhos sacerdotes para essa Igreja. Que os meninos sejam felizes e coloquem em prática tudo o que eles aprenderam”, desejou Cristina.

O Seminário Arquidiocesano Santo Antônio também marcou todo o processo de formação e preparação ao sacerdócio. De acordo com o Reitor da casa de formação, Padre Antônio Camilo de Paiva, a Arquidiocese de Juiz de Fora só tem a ganhar com a ordenação dos novos sacerdotes. “Paulo e o Gabriel são dois jovens inteligentes, experientes e que vão poder contribuir muito, seja no nível da missão ou da administração. É um sentimento de muita alegria para o Seminário Santo Antônio perceber que, nesse tempo complicado, a Igreja encanta, o Evangelho ainda é capaz de criar fascínio nos jovens. Que outros jovens também possam refletir e pensar: se Deus chama, a resposta deverá sempre ser positiva.”

Padre Camilo destacou, ainda, o papel da casa de formação dentro da trajetória centenária diocesana. “Costumo dizer que o seminário é o cérebro da Igreja. É ali que realmente nascem as grandes intuições e se faz a grande pessoa do sacerdote. E o nosso Seminário, que daqui a dois anos estará celebrando também cem anos, gerou bispos, diáconos e sacerdotes não só para a Diocese de Juiz de Fora, mas para o Brasil. Portanto, o Seminário se alegra por ser esse lugar de encontro, do conhecimento, da espiritualidade e do relacionamento humano”, comentou o sacerdote.

DSC 0898Ao recordarem os padres que passaram em suas vidas e marcaram suas caminhadas de fé, os novos padres lembraram, com afeto, do Padre Geraldo Dondici, orientador espiritual de ambos. “Ele nos acolheu com muito esmero e alegria. Ainda quando era da Comunidade Resgate, nos acolhia com amor, dedicação e presteza. O Padre Dondici é uma grande bênção em nossa vida! E comemorando os cem anos da Diocese de Juiz de Fora, eu o vejo como um exemplo de pastor na minha vida. Mas não somente ele. Tivemos outros sacerdotes que passaram pela nossa história e tudo isso, para nós, é motivo de louvor a Deus”, declarou Padre Paulo César.

Outros nomes foram citados por Padre Gabriel como fontes de inspiração em sua vocação, além de Padre Dondici, que, segundo ele, deu muito apoio e estímulo aos jovens. “Também o Padre José Cisneiro, que vivenciou conosco as alegrias e os sofrimentos. Gostaria de agradecer, ainda, ao Padre Carlos Augusto, que foi um confessor durante um bom tempo, e também ao Monsenhor Luiz Carlos, que, quando nós chegamos ao Seminário Santo Antônio, nos acolheu de uma forma que tocou nosso coração e ficou marcado”, acrescentou.

Clique aqui e confira todas as fotos da Ordenação Presbiteral.

* Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora
**Texto: Brenda Melo – Jornal Folha Missionária

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video