Arcebispo preside Missa na Catedral no Domingo da Misericórdia

DSC 0196-1O Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Missa das 10h na Catedral Metropolitana no último domingo (16), quando a Igreja celebrou a Festa da Divina Misericórdia. Esta festividade, instituída no ano 2000 pelo Papa João Paulo II, era um desejo do próprio Jesus, revelado a Santa Faustina.

Em entrevista, o Pastor Arquidiocesano apontou o principal significado da data. “Jesus é abundante na sua misericórdia, que não tem limites. Ele dá a vida por nós, ele dá o seu corpo para ser nosso pão eucarístico, ele nos dá o perdão quando nós erramos e queremos ressuscitar dos nossos erros.” Dom Gil também falou sobre o Sacramento da Confissão, dado a Cristo pelos apóstolos, segundo o evangelho lido naquele dia. “Ele exerce ainda mais a sua misericórdia. Toda pessoa que erra, que peca, não precisa ficar no desespero, não precisa cair no desânimo. Há um instrumento, por assim dizer, de retorno, que se chama Sacramento da Confissão ou Sacramento da Penitência. Só Jesus poderia ter dado aos apóstolos esse poder, já que o poder de perdoar pecados é dele.”

DSC 0151“Depois, o Domingo da Misericórdia ensina também que nós devemos ser misericordiosos uns para com os outros. Tantas pessoas dependem da nossa misericórdia… O Papa Francisco gosta de dizer que a misericórdia é a principal virtude que o cristão pode e deve praticar”, completou o Arcebispo.

A Eucaristia foi concelebrada pelo Pároco da Catedral, Padre João Paulo Teixeira Dias. Os diáconos Antônio Valentino da Silva Neto e João Roberto da Silva serviram ao Altar. Este último, recém-integrado ao clero paroquial, foi apresentado por Dom Gil ao final da Santa Missa. Ele auxiliará na administração da Paróquia Santo Antônio e continuará auxiliando a Paróquia Santa Teresinha, do bairro homônimo.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video