“Deus não desiste de nós”: Dom Gil reforça a mensagem da Páscoa sobre amor e fé

DSC08331“A nossa Páscoa é Jesus Cristo”. Com esta afirmação, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, iniciou a homilia da principal festa da liturgia católica, o Domingo de Páscoa.

Ao longo da explanação, o Arcebispo destacou que os apóstolos não compreenderam imediatamente o pleno significado da ressurreição. No entanto, ao entenderem, se tornaram porta-vozes da Boa Nova – e este testemunho é a base da fé católica.

Dom Gil também destacou a importância do relato das mulheres, as primeiras a descobrirem que Cristo estava vivo. E comentou a principal mensagem da Páscoa: o amor de Deus pela humanidade é grande e Ele não desiste de nós.

Jesus é a Páscoa

DSC08228-scaledDurante a celebração na Catedral Metropolitana, Dom Gil explicou que Jesus deu sentido à Páscoa, porque era o verdadeiro Cordeiro que tira os pecados do mundo, ao ser sacrificado. “A nossa Páscoa é Jesus Cristo. A Páscoa que os judeus celebravam era uma prefiguração da realidade. A realidade é Cristo eles matavam o cordeiro, como símbolo de Cristo que havia de morrer na cruz, mas não sabiam disso. Ficaram sabendo depois que veio Jesus, portanto, o verdadeiro cordeiro que é capaz de tirar os pecados do mundo é Cristo.”

O Pastor Arquidiocesano ainda esclareceu que não há ressurreição da alma, mas apenas do corpo, porque a alma é imortal. Assim sendo, podemos perceber que a ressurreição é um mistério que transcende as coisas naturais. “Nós não acreditamos somente em coisas naturais, nós acreditamos em coisas sobrenaturais. Por isso São Paulo escrevendo aos Colossenses diz isso: Se ressuscitastes com Cristo pensais nas coisas do alto. Pensais nas coisas do alto, nas coisas sobrenaturais, não somos criados para matéria somente, mas a matéria criada pode ser transformada. Ele fez homem e mulher para serem transformados”.

Deus espera por nós

O Arcebispo Metropolitano encerrou a homilia apontando o significado de celebrar verdadeiramente a Páscoa: Deus não desiste de nós. “ ‘A ressureição do Senhor é nossa esperança’, diz santo Agostinho. Celebrar a Páscoa, celebrar a ressureição, é justamente reconhecer que Deus não desiste de nós, mas espera-nos na casa eterna onde viveremos para sempre.”

"Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos"

Destaca o Pároco da Catedral, Padre João Paulo Teixeira Dias, em entrevista. "Que alegria celebrarmos a Páscoa do Senhor, em especial, na casa mãe da Arquidiocese, a Catedral Metropolitana. Realizamos ontem a Vigília Pascal, momento tão bonito de cantarmos a vitória de Cristo sobre a morte e sobre o pecado. A culpa de Adão foi vencida pela obediência e pelo amor de Cristo, que derramou o seu sangue na cruz pela nossa Salvação. Hoje com muita alegria nos encontramos novamente para celebrar o Domingo, dia do Senhor, celebrando a continuidade deste tempo tão bonito que vamos viver ao longo de 50 dias em preparação para a festa de Pentecostes. Quero dizer a você, anime o seu coração e fortaleça a sua fé neste Cristo que venceu o pecado, a morte e ressuscitou para nos salvar. Que esta alegria possa preencher e estar sempre presente no seu coração e no seu gesto de fé e de amor ao próximo propagando em todos os lugares a Ressurreição do Senhor. Feliz Páscoa e que a alegria do Ressuscitado seja sempre para nós esse grande incentivo para continuarmos o nosso caminho de amor e de fé”, completou com entusiasmo.

* Com informações do site da Rádio Catedral de JF

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video