Documento Sinodal e Catálogo Arquidiocesano são lançados com a presença do Núncio Apostólico

DSCN1018Após a celebração da Missa Vocacional na Capela do Seminário Santo Antônio, na noite do último sábado (04), foi realizada uma Sessão Solene no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana, para o lançamento do Documento Sinodal, que irá orientar os próximos passos da Igreja de Juiz de Fora, no sentido pastoral e administrativo.

Para compor a mesa de honra do ato solene, foram convidados o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro; o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira; o Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento; o Bispo da Eparquia Greco-Melquita Católica do Brasil, Dom George Khoury; o Vigário Geral da Diocese de Valença, Padre José Antônio da Silva; o Vigário Geral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, representando o clero arquidiocesano de Juiz de Fora; o Vice-coordenador Sinodal da Ação Evangelizadora, Padre Vanderlei Santos, C.Ss.R.; e o Coordenador Sinodal da Ação Evangelizadora, Padre Geraldo Dondici Vieira.

O texto conclusivo do II Sínodo da Arquidiocese de Juiz de Fora, celebrado nos últimos três anos, foi brevemente apresentado pelo Padre Dondici, que definiu o Documento Sinodal como o resultado da ação de Deus e da contribuição de muitas pessoas. O sacerdote afirmou que o documento, escrito a várias mãos, tem o Papa Francisco como grande inspiração. A solidariedade, a caridade, a conversão pastoral, a participação e a comunhão nos serviços administrativos são os principais eixos que norteiam o texto.

O período da pandemia foi recordado como o grande desafio enfrentado durante o II Sínodo, iniciado em dezembro de 2019 e encerrado em novembro de 2022. O Arcebispo Metropolitano lembrou que foi necessário adaptar os trabalhos frente ao contexto inesperado e que, com coragem e criatividade, as adversidades foram superadas, sem perder a união e o espírito de sinodalidade. “A grande beleza dos dois Sínodos vivenciados por nós foi conseguir dialogar, unir todas as forças vivas da nossa Arquidiocese: o clero, os diversos movimentos, as associações, as congregações religiosas. Toda a nossa vida foi visitada pelo Sínodo”, afirmou Dom Gil. O Pastor de nossa Igreja Particular mencionou três virtudes necessárias para essa união: humildade, coragem e trabalho.

Na ocasião, também foi apresentada a nova edição do Catálogo Arquidiocesano, um instrumento de unidade e comunhão. A publicação fornece diversas informações sobre as paróquias, as foranias, os padres, os diáconos permanentes, as comunidades religiosas femininas e masculinas, e outros registros pastorais.

Ao final da solenidade, Dom Giambattista recebeu das mãos de Dom Gil duas caixas com as publicações: uma para ele e outra para ser entregue ao Papa Francisco.

Hino oficial da Arquidiocese

De autoria do Padre João Francisco Batista da Silva, o hino oficial da Arquidiocese de Juiz de Fora foi apresentado, pela primeira vez, durante a Sessão Solene. A música foi cantada pelo Coral Benedictus e destaca a missionariedade de nossa Igreja Particular, além de exaltar Maria, Mãe da Igreja, padroeira da Província Eclesiástica, e Santo Antônio, padroeiro arquidiocesano.

A letra e cifra do hino será divulgada nos próximos dias.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora, com colaboração de Brenda Melo – Jornal Folha Missionária

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video