No dia dos avós, Pastoral da Pessoa Idosa é instalada na Arquidiocese

DSC 0147Na última terça-feira, 26 de julho, a Igreja celebrou a Festa de São Joaquim e Sant’Ana, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus. O dia foi marcado por missas especiais em todo o território arquidiocesano, mas na Paróquia Santa Ana do Bairro Vila Ideal, em Juiz de Fora, uma das celebrações foi histórica, porque marcou a instalação da Pastoral da Pessoa Idosa em nossa Igreja Particular. A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira.

A Catedral foi representada nesta celebração especial pelos casais paroquianos Jorge Luiz Verazzani e Terezinha das Gracas Duarte Verazzani, e pela coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), Ana Maria Chevitarese, com seu esposo Antônio Fernando Costa Barbosa.

Terezinha Verazzani falou sobre como foi a celebração. “A missa foi muito boa, como todas são. Dom Gil fez uma homilia bastante esclarecedora, basicamente sobre os cuidados e carinho que devemos ter para com os idosos, com uma linguagem simples e de fácil compreensão, inclusive com exemplos de sua própria família, muito interessante”.

Com relação à reunião, a paroquiana explicou que foi realizada basicamente para definir o grupo da coordenação da Pastoral da Pessoa Idosa, que posteriormente realizará atividades de formação de grupos menores nas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Criação da Pastoral da Pessoa Idosa

A iniciativa do arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, vai ao encontro dos apelos que o papa Francisco vem fazendo no intuito de destacar o papel das gerações mais velhas. O santo padre, que dedicou suas últimas Catequeses de quarta-feira ao tema, instituiu, em 2021, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Além disso, o pastor considerou as indicações do II Sínodo Arquidiocesano. “Já estamos caminhando para o encerramento desse Sínodo e uma das suas aspirações foi justamente a reformulação da pastoral: o incremento daquelas pastorais que já estão vivas e boas, mas também a revalorização daquelas pastorais que por acaso estão dependendo de maior esforço, aquelas que desapareceram ou outras novas que devem surgir”, apontou Dom Gil.

* Com informações e foto do site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video