Aniversário de Dedicação da Catedral e 13º da Trezena de Santo Antônio são celebrados no Domingo da Santíssima Trindade

solenidade-santissima-trindadeO último domingo, dia 12, Solenidade da Santíssima Trindade, também foi marcado pela celebração do 34º Aniversário de Dedicação* da Catedral e o 13º da Trezena de Santo Antônio. O arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira presidiu a missa das 10h, na Catedral, que foi concelebrada pelo nosso administrador paroquial, padre José de Anchieta, e teve a participação do diácono permanente, Antonio Valentino, e do Coral Benedictus.

Dom Gil falou sobre a exultação em celebrar tantos eventos importantes para a nossa igreja particular, além da Solenidade vivida pela Igreja do mundo todo. “Nosso coração se empolga pela celebração do padroeiro de nossa cidade, do nosso Seminário, da Paróquia da Catedral, de toda a Arquidiocese. Também outra alegria do dia de hoje é a celebração da Dedicação da Catedral, que foi abençoada há mais de 150 anos como matriz ainda e foi sagrada, dedicada por Dom Juvenal Roriz há 34 anos, então é dia de celebração desse evento litúrgico”.

O arcebispo finalizou pedindo a intercessão do nosso padroeiro por todos, principalmente falando sobre o tema do último dia da trezena que foi a Caridade. “Que Santo Antônio abençoe a você e dê todas as condições de praticar a caridade, que possamos viver segundo a Palavra e praticar o amor, sobretudo aos pobres”, completou.

O nosso administrador paroquial, padre José de Anchieta Moura Lima agradeceu a participação dos fiéis nestas celebrações e durante toda a trezena. “Queremos agradecer a presença de tantas pessoas que vieram aqui na Catedral hoje, encerrando a trezena dedicada a Santo Antônio. A pedido de Dom Gil esse ano fizemos trezena e não novena, foram 13 dias celebrando e comemorando nosso padroeiro, rezando pelas necessidades da nossa paróquia e da Arquidiocese. E essa participação foi muito bonita, onde também pudemos transmitir pelas nossas mídias sociais a trezena durante todos esses dias”.

Padre Anchieta também rendeu graças por esse momento importante. “Só temos que louvar a Deus por essa trezena, que no último dia teve a presença de Dom Gil aqui também celebrando os 34 anos da Dedicação da nossa Catedral. Queremos pedir que Santo Antônio continue intercedendo a Deus por cada um de nós, para que possamos ser bons missionários, bons educadores e fazer com que a nossa comunicação, [assim] como ele foi grande comunicador, passando e evangelizando toda a Itália, possa nos ensinar também a sermos proclamadores do Evangelho pelas ruas e sobre os telhados”, destacou.

33* Dedicação

No interior da igreja, próximo à entrada principal, encontramos uma placa com registro da cerimônia, que foi realizada em 12 de junho 1988. Além da placa, existem quatro cruzes em mármores: duas na porta de entrada, e duas próximas ao altar que simbolizam esta dedicação do templo. Cada cruz representa um dos evangelistas e possui uma vela na sua parte superior.

Esta cerimônia significa que a igreja é dedicada a Deus, e no caso da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, em honra a Santo Antônio, e seu uso é exclusivo ao culto divino.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video