Dom Gil preside missa do 3º Domingo da Quaresma na Catedral
- Detalhes
- Segunda, 21 Março 2022 11:45
Neste domingo (20), o arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira presidiu a missa do Terceiro Domingo da Quaresma, na Catedral Metropolitana. Concelebraram o nosso administrador paroquial, padre José de Anchieta, e o nosso vigário, monsenhor Luiz Carlos. A missa também contou com a participação do diácono Antonio e do Coral Benedictus.
Dom Gil destacou, em sua homilia, o convite feito pelo Evangelho neste domingo. “Estamos no Terceiro Domingo da Quaresma, na nossa caminhada com Jesus para a Páscoa. O Evangelho de hoje nos inspira à conversão, nos chama a atenção para a necessidade de converter-nos”.
O arcebispo falou também com pesar sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. “Nós estamos numa situação bastante complicada no mundo, depois de ter vivido 2 anos na insegurança e nas angústias da pandemia e ela ainda continua com alguns sinais, o mundo se surpreende com essa notícia drástica e dolorosa de uma guerra de ataques violentos contra civis, matando até crianças. Dois países coirmãos na sua cultura, cujos idiomas são da mesma raiz. A Rússia ataca a Ucrânia e não tem piedade com as armas que ela usa para destruir não só pessoas, mas todos os símbolos e elementos de uma civilização bastante bela e rica de história”.
E disse, de maneira contundente, o pastor “pior ainda, esses povos são cristãos, de profissão ortodoxa, mas são cristãos. Aquele que ataca tem também a fé cristã e é batizado, como pode acontecer isso? Como pode uma pessoa conceber no seu coração o suposto direito de destruir pessoas e destruir uma nação?” Completou com esse questionamento.
“Além disso, o mundo fica com a respiração presa, porque isso pode ser indício de uma nova guerra mundial, dado o poderio bélico que eles estão anunciando e o poderio que existe em outras nações. Um novo conflito seria fatal!”. Destacou o arcebispo com apreensão.