Via-Sacra Sinodal da Juventude acontece neste domingo (13)
- Detalhes
- Quarta, 09 Março 2022 17:48
Falta menos de uma semana para a Via-Sacra Sinodal da Juventude, marcada para o dia 13 de março. Desde 2010, no 2º Domingo da Quaresma, milhares de pessoas tomam as ruas da Região Oeste, na Cidade Alta, em Juiz de Fora, no cortejo em direção ao Morro do Cristo.
Esta edição marca o retorno do encontro presencial da juventude arquidiocesana após o início da pandemia. Em virtude dos cuidados sanitários, todos os momentos acontecerão em espaços abertos, ou seja, a Santa Missa será do lado de fora da igreja.
A programação segue a tradição, a concentração será a partir das 8h, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada próximo ao portão Norte da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Às 8h30, haverá Santa Missa presidida por Dom Gil e, em seguida, tem início a Via-Sacra.
O grande diferencial deste ano será a participação das Escolas Católicas de Juiz de Fora, integrando o evento no Morro do Cristo. Na última semana, elas receberam as Cruzes que serão levadas na Via Sacra Sinodal. A ideia surgiu a partir do tema da Campanha da Fraternidade 2022: Fraternidade e Educação.
Importância da Via-Sacra
A Via-Sacra consiste em percorrer espiritualmente o caminho de Jesus ao Monte Calvário enquanto carregava a Cruz, assim como a oportunidade de interiorizar em seu sofrimento.
No trajeto até o Morro do Cristo, são meditados os passos de Jesus rumo à Sua Paixão, Morte e Ressurreição, mistério central da fé cristã. No percurso, os jovens conduzem as réplicas de símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – Cruz dos Jovens e Ícone de Nossa Senhora -, e as 15 cruzes que representam as estações da Via Dolorosa.
Durante a Via Sacra com os participantes da Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, o Papa Francisco nos apresentou 8 motivos para rezarmos a Via-Sacra:
É um gesto de confiança em Deus
É uma renovação da nossa adesão à Cruz de Cristo
É uma lembrança de que Jesus sofre conosco
É um convite à ação
É uma ajuda para decidir a favor ou contra Jesus
É a resposta de Deus para o mal no mundo
É uma renovação da certeza do amor de Deus por nós
É um guia que nos leva da cruz à Ressurreição
*Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora, com informações do Portal Aleteia