Recordando caminhada vocacional, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros preside Missas em Juiz de Fora

DSCN1424Dom Dirceu de Oliveira Medeiros presidiu Santa Missa na Catedral Metropolitana no dia 6 de fevereiro. O Bispo eleito de Camaçari (BA), que pertence ao Clero da Diocese de São João del-Rei e, portanto, à Província Eclesiástica de Juiz de Fora, foi convidado pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que concelebrou a Eucaristia.

Também estiveram presentes o Vigário Geral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, o Administrador Paroquial, Padre José de Anchieta Moura Lima, e os diáconos João Roberto da Silva e Antônio Valentino, que serviram ao Altar. Familiares de Dom Dirceu que residem em Juiz de Fora acompanharam a Missa presencialmente.

No início da celebração, o Arcebispo de Juiz de Fora fez uma saudação ao Bispo de Camaçari, que cursou Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. “Quis a providência de Deus que você viesse celebrar a sua primeira missa episcopal nesta Catedral justamente no 5º Domingo do Tempo Comum, Ano C, quando o Evangelho de São Lucas traz o seu lema episcopal – ‘Por tua palavra lançarei as redes’. Para nós, esta feliz coincidência muito significa, pois nos privilegia, dado que o seu lema é pronunciado na liturgia pela primeira vez depois que você foi eleito bispo pelo amado Papa Francisco. Nesta Catedral, centro da Província Eclesiástica da qual faz parte a sua originária Igreja Particular, a estimadíssima Diocese de São João del-Rei, você teve oportunidade de celebrar tantas vezes; já na época de sua formação seminarística a frequentava, quando foi aluno do nosso Seminário”, recordou.

Dom Gil se aprofundou ao falar sobre o lema episcopal escolhido por Dom Dirceu. “O seu lema é expressão de sua total confiança e seu imenso amor a Cristo, assemelhando o seu coração ao de Pedro, que pela primeira vez pronunciou estas palavras proféticas. Este será o motivo diário de sua vida episcopal, como é também o motivo principal de toda a Igreja. É na confiança total e ilimitada na palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo que a Igreja age, seja nas horas alegres, seja nas horas difíceis, nos desafios que às vezes tem que enfrentar. A rede de Cristo vem sendo diuturnamente lançada nos mares da história e agora você, caro Dom Dirceu, de forma muito especial, faz parte dos pescadores de pessoas humanas para Deus.”

Dom Gil e Dom Dirceu estabeleceram uma forte amizade no período em que a diocese são-joanense ficou vacante – entre o falecimento de Dom Célio de Oliveira Goulart, em 19 de janeiro de 2018, e a posse de Dom José Eudes Campos do Nascimento, em 2 de fevereiro de 2019. Neste período, o então Padre Dirceu, que era Vigário Geral, exerceu a função de Administrador Diocesano. “A amizade com Dom Gil foi se consolidando ao longo do tempo, sobretudo no período de vacância da nossa diocese, em que ele se mostrou muito solícito, com um espírito de paternidade nos ajudando muito, dentro das suas possibilidades, naquele momento difícil”, contou Dom Dirceu. “Quantas vezes eu estive aqui, em momentos fortes, nesta Catedral, participando de celebrações. Então este é o momento de revisitar a história, revisitar um lugar significativo para a minha vocação”, revelou o bispo, cujos pais nasceram em Bias Fortes (MG), município que fica no território da Arquidiocese de Juiz de Fora.

A posse de Dom Dirceu de Oliveira Medeiros na Diocese de Camaçari (BA) aconteceu no dia 19 de fevereiro.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video